Todas as novidades do elegante Huawei P8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O Huawei P8. Temos também 3 GB de memória RAM, 16 ou 64 GB de memória interna com expansão via microSD até 128 GB e muito mais.

Relacionado:Todas as especificações do Huawei P8- Evolução e Elegância

Design

Este Apple iPhone 6 e o Samsung Galaxy S6 e utiliza uma construção unibloco em metal. Temos aqui uma resistente liga de alumínio cuidadosamente esculpido e rematado pelo painel frontal em vidro.

A sua aparência, o seu design está algo semelhante aos flagships acima mencionados mas parece-me que, cada vez mais, teremos um design convergente para uma estrutura metálica, umas bordas arredondadas, margens pequenas e aspecto geral rectangular. É óbvio que vão surgir críticas quanto às semelhanças mas parece-me algo inevitável, aos poucos vamos caminhando para um design muito semelhante entre as várias marcas.

Preço

O Apple iPhone 6 e o Samsung Galaxy S6 (preço base 699€).

Câmara

As melhores câmaras fotográficas em smartphones e outros dispositivos móveis são, na sua maioria, feitas pela Sony, os seus sensores Exmor são amplamente aclamados como dos melhores no mercado e os seus resultados mesmo em situações de fraca iluminação são bastante agradáveis. Sem grandes surpresas, o Huawei P8 traz um sensor da Sony, cujos resultados ainda não foram comprovados e falta saber se foi criado especificamente para este equipamento ou simplesmente adoptado pela Huawei.

Na sua apresentação, a Huawei falou durante longos minutos de todas as novas possibilidades, opções e capacidades da sua câmara traseira(frontal de 8MP) e do seu binómio RGBW/RGBC. Maior sensibilidade dos pixels e umas cores mais acertadas, a ideia é juntar numa célula compacta a estabilização de imagem, processamento e captura adequada de imagens.

Apesar de muito celebrada, só com o tempo ficaremos a saber se esta câmara é mesmo revolucionária ou apenas uma manobra publicitária.

Novo processador Kirin 935 e processador de áudio dedicado

O seu novo processador, Kirin 935 (versão premium) é um octa-core (oito núcleos de processamento) a 64-bits e corre a 2/ 2.2 Ghz. Este Kirin 935 vem acompanhado com o processador HiSilicon Hi6402 Audio DSP que é nada mais nada menos que um processador de áudio, um amplificador dedicado para que as vozes e a música soe ainda melhor.

Não terás problemas de recepção de rede com o Huawei P8 a menos que vás para o deserto do Saara, isto graças a um novo desenho da antena interna, conectividades 3G, 4G e até mesmo a recepção de sinal wi-fi serão melhores do que nunca.

Ecrã/Display

O ecrã do Huawei P8 de 5.2 polegadas com tecnologia IPS-NEO traz aos ecrãs IPS a profundidade de pretos característica dos painéis AMOLED. Os ângulos de visão não serão uma preocupação e claro, todo o conteúdo multimédia será ainda mais apelativo, mesmo sob a luz solar.
Se o ecrã é o ponto de interacção com o smartphone, a sua interface é a linguagem visual que cada marca personaliza. Temos aqui a EMUI 3.1 em cima do familiar Android 5.0 Lollipop e algumas novas funcionalidades como a possibilidade de com 2 toques com os teus nós dos dedos para tirar um screenshot. Uma abordagem menos ortodoxa ao típico double-tap para ampliação das imagens.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.