As aplicações de namoro têm sido uma das principais ferramentas para encontrar parceira/o nos últimos anos, mas para muitos, o entusiasmo em deslizar perfis, criar biografias perfeitas e tentar encontrar a pessoa certa está a diminuir. No entanto, o Match Group (empresa do Tinder) pode estar a mudar isso.
Consciente dos dados recentes, que mostram um declínio no uso destas plataformas, o Match Group, gigante por trás das principais aplicações de namoro, aposta agora numa abordagem radical: a integração de inteligência artificial (IA) para transformar a experiência de namoro online.
Um assistente digital para o amor
Com lançamento previsto para março de 2025, o novo assistente de IA do Match Group promete redefinir a forma como os utilizadores interagem com as plataformas de namoro. Esta tecnologia inovadora vai além de simplesmente melhorar os perfis; executará tarefas como selecionar as fotos com maior potencial de envolvimento, recomendar informações para as biografias e até ajudar na escolha dos parceiros/as ideais.
Para personalizar ainda mais a experiência, o assistente realizará entrevistas faladas com os utilizadores, identificando os seus objetivos e preferências no mundo do dating. Com base nesses dados, também sugerirá mensagens para iniciar conversas e dará dicas para aumentar a atratividade do perfil.
Numa conversa com os investidores este mês, Bernard Kim, presidente executivo do Match Group, afirmou que a novidade marcará o início de uma nova fase na empresa, designada como “transformação da IA”, conforme noticiado pelo The Guardian.
“Esta tecnologia é revolucionária para o namoro, e estamos a integrá-la em todo o nosso portefólio. Imagino que a IA estará presente em toda a experiência, influenciando tudo, desde a criação do perfil até à correspondência e à ligação para encontros, literalmente tudo”, afirmou Kim.
O declínio no uso das aplicações
Apesar da popularidade global das plataformas de namoro, novos dados indicam uma diminuição no número de utilizadores. De acordo com um relatório da Ofcom do mês passado, apenas no Reino Unido, o Tinder e o Hinge, as duas principais aplicações do Match Group, perderam cerca de 750 mil assinantes no último ano.
Para Gary Swidler, presidente e diretor financeiro da empresa, esta retração reforça a necessidade de inovação. A IA, portanto, surge para simplificar a experiência de namoro, segundo Swidler. Para o diretor, o investimento nesta tecnologia agora trará benefícios a longo prazo, tanto para os utilizadores como para os investidores.
“Há muitas informações que a IA pode extrair do perfil de outra pessoa e oferecer ajuda para tornar o processo de correspondência e o processo pós-correspondência muito melhores – obténs mais eficiência porque esforças-te menos e alcanças melhores resultados”, explicou Swidler
Riscos e críticas: uma relação delicada com a IA
Apesar do otimismo, a introdução de IA no namoro online não está isenta de críticas. Especialistas alertam que a crescente dependência da tecnologia pode comprometer a capacidade das pessoas de interagir sem o auxílio digital.
Anastasiia Babash, investigadora júnior e membro do projeto Ethical Dating Online, avisa que essa dependência pode reduzir a "autonomia pessoal" dos utilizadores.
“Se as pessoas começarem a depender da IA para gerir as suas conversas com potenciais encontros, existe o risco de isso levar à perda da capacidade de se envolverem em conversas reais e espontâneas e, eventualmente, dificultar a criação de ligações genuínas”, explicou a investigadora.
Além disso, Babash levanta preocupações sobre a privacidade dos dados recolhidos pelas plataformas de namoro. A enorme quantidade de informações utilizada para treinar os algoritmos de IA pode ser mal utilizada, especialmente se os sistemas perpetuarem preconceitos existentes, como discriminação com base na raça, género ou status socioeconómico.
Em resposta a estas preocupações, Faye Iosotaluno, presidente executiva do Tinder, afirmou que a empresa está a adotar uma abordagem cuidadosa no tratamento dos dados e na implementação da IA.
“Acredito que há uma oportunidade real de revolucionar a forma como os utilizadores se envolvem. Queremos ser extremamente cuidadosos em relação a isso”, afirmou Iosotaluno.