O CEO da Apple, Tim Cook, não esteve com rodeios e aconselhou alguns utilizadores de iOS a mudar para o universo Android.
Tudo porque para a Apple a segurança e privacidade dos utilizadores está em primeiro lugar e permitir o Sideload é demasiado arriscado.
Para a Apple, permitir o Sideload é demasiado arriscado
Mais uma vez Tim Cook foi bastante explicíto na estratégia da Apple relativamente ao Sideload. De acordo com o CEO da Apple, todos os utilizadores iOS que queiram instalar aplicações fora do âmbito da App Store, devem mudar para o universo Android e adquirir um equipamento móvel desse sistema operativo.
Tim Cook explicou que para a Apple, o importante é fornecer uma experiência que maximiza a "privacidade e segurança dos utilizadores" e, por essa razão, permitir o Sideload é demasiado arriscado para a empresa de Cupertino.
Tal como anteriormente já foi explicado por vários quadros superiores da Apple, para aquela empresa o Sideload equivale a um carro a andar na via pública, sem estar equipado com Airbags e cintos de segurança.
Há dois dias, Craig Federighi, vice-presidente de engenharia de software da Apple, tinha já declarado que a permissão para instalar aplicações de lojas de terceiros era o mesmo que abrir uma caixa de Pandora, repleta de malware. A propósito do mesmo assunto, a Apple também já divulgou dados que indicam que o risco por infeção de malware no Android é a 47 vezes superior do que no iOS.
E a estratégia adotada pela empresa de Cupertino para evitar esse risco, é muito simples: não permite que equipamentos iOS instalem aplicações de lojas de terceiros. Obviamente que alguns utilizadores do sistema operativo da Apple têm outra opinião e ambições, mas é exatamente a esses utilizadores que Tim Cook aconselha agora a compra de equipamentos Android.
Com o Sideload ativado, é difícil garantir a segurança e privacidade dos utilizadores
Analisando a questão mais em pormenor, é muito difícil garantir a privacidade e segurança dos utilizadores se o Sideload for permitido. Tudo porque, a Apple só consegue monitorizar a qualidade das aplicações que estão disponíveis na sua App Store. Qualquer aplicação que provenha de lojas de terceiros, a Apple não consegue avaliar e, por essa razão, não consegue garantir qualquer tipo de segurança.
Para conseguir que os equipamentos iOS não estejam vulneráveis a aplicações maliciosas, é necessário equipar os dispositivos com outro tipo de recursos e, pelo menos para já, não parece ser uma opção viável para a Apple.
Mas recorde-se que a União Europeia está a rever a Lei do Mercado Digital. E a revisão inclui questões como empresas que não permitem que lojas de aplicações de terceiros sejam executadas nos seus equipamentos. Categoria na qual, diga-se, a Apple se inclui. Por isso, se existirem desenvolvimentos neste campo, Tim Cook pode ter que alterar a estratégia da Apple para não entrar numa guerra com a União Europeia, como a Google.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Wallpapers é o novo sucesso na Play Store
- Samsung confirma: Exynos 2200 não é lançado a 19 de novembro
- Samsung pode desiludir os fãs de MegaPixels nos smartphones Galaxy S22