A rede social TikTok acaba de suspender uma nova atualização que iria implementar a funcionalidade de publicidade personalizada.
Em causa está a legislação vigente na União Europeia referente ao Regulamento Geral de proteção de Dados.
TikTok suspende publicidade personalizada na plataforma europeia
A rede social TikTok acaba de ceder e vai suspender uma atualização na Europa que seria disponibilizada amanhã e que iria implementar a funcionalidade de publicidade personalizada. Tudo porque de acordo com os reguladores europeus, a funcionalidade não respeita a política de privacidade e o Regulamento Geral de proteção de Dados, em vigor na União Europeia.
Na prática, tal significa que a plataforma deixa de exigir que os utilizadores concordem em ser rastreados para receber publicidade direcionada (ou personalizada, melhor dizendo).
A nova polémica teve lugar em Itália, uma vez que foi o regulador desse país que alertou para que a mudança que previa pedir o consentimento dos utilizadores para divulgação de anúncios personalizados, baseada num "interesse legítimo" violava a Diretiva de Privacidade Eletrónica daquele país, assim como o Regulamento Geral de proteção de Dados.
De acordo com a legislação em vigor na União Europeia, para que um "interesse legítimo" seja considerado válido para efeitos de processamento de dados pessoais, a plataforma deve efetuar vários testes a fim de avaliar se há uma base legítima para o processamento de informação pessoal.
Acrescente-se ainda a necessidade de considerar os direitos e liberdades dos utilizadores que fornecem as informações pessoais. Dada a enormidade da tarefa para cumprir estes requisitos, a plataforma decidiu suspender a atualização e, consequentemente, a funcionalidade.
Especialistas questionam a necessidade de publicidade personalizada
Mas não foram apenas as vozes dos legisladores que se fizeram ouvir contra a nova atualização da rede social TikTok. Vários especialistas em privacidade vieram também a público questionar a necessidade de expor os utilizadores a publicidade personalizada.
Esses mesmos especialistas têm dúvidas sobre se a também conhecida como publicidade comportamental traz benefícios aos utilizadores para que estes forneçam deliberadamente os seus dados pessoais.
Mas a rede social ainda tentou defender-se perante todas estas vozes, afirmando que acredita que a "publicidade personalizada fornece uma melhor experiência na aplicação para a nossa comunidade".
A plataforma TikTok garantiu ainda que "está comprometida em respeitar a privacidade dos nossos utilizadores, assim como em ser transparente sobre as nossas práticas de privacidade, cumprindo todos os regulamentos".
Editores 4gnews recomendam:
- Netflix alia-se à Microsoft para o novo plano de subscrição com publicidade
- WhatsApp alerta utilizadores para evitar versões alternativas da app para Android
- WhatsApp: já podes usar qualquer emoji nas reações às mensagens na app