O TikTok tornou-se uma plataforma na qual podemos descobrir novos filmes e séries, com os principais estúdios a ter contas na rede social, onde divulgam trailers, vídeos de bastidores, entrevistas e mais. Mas agora a rede da ByteDance foi mais além, graças a um novo acordo com a Warner Bros..
Na parceria anunciada hoje, o TikTok lança o recurso “Spotlight”, voltado exclusivamente para que os utilizadores possam descobrir filmes e programas de TV através da aplicação.
Conhece o Spotlight
Além do conteúdo partilhado pelos próprios estúdios, é muito comum vermos os próprios utilizadores do TikTok a partilhar trechos de filmes e séries de TV. Para capitalizar esta capacidade de servir como um mecanismo de descoberta para outros conteúdos, a rede da ByteDance lançará, então, o Spotlight.
A nova funcionalidade, conforme noticiado pelo TechCrunch, poderá ser encontrada nos vídeos relacionados a um filme ou a uma série da Warner Bros., levando o utilizador a uma landing page dedicada. Nesta área, poderão ser vistas informações adicionais sobre a obra, como a sinopse, o elenco e até os conteúdos de vídeos curtos feitos pelos criadores de conteúdo / utilizadores relacionados com aquela produção.
Mas há mais. A deixar a linha divisória entre rede social e streaming ainda mais ténue, o Spotlight também vai permitir que os utilizadores assistam aos títulos selecionados nos serviços de streaming (como o Max), tenham acesso a video-on-demand e até comprem bilhetes para o cinema.
Spotlight oferecerá benefícios para os criadores de conteúdo
Para qualificarem-se a aparecer no Spotlight, os criadores de conteúdos precisam de preencher alguns critérios, como um certo número de seguidores e de visualizações nas suas publicações. Aqueles que podem participar, contudo, vão receber vários incentivos do TikTok.
Filtros, mercadorias temáticas, bilhetes de cinema e até acesso a eventos de tapete vermelho podem estar entre os benefícios. Atualmente, a Warner Bros. está a promover a 2ª temporada de House of the Dragon. Mas a primeira vez que a gigante do entretenimento experimentou o recurso foi em fevereiro, com a promoção de Dune: Part Two.
Na altura, foram mais de 260.000 conteúdos criados por fãs nas 2 semanas que antecederam a chegada do filme aos cinemas. Neste lançamento oficial do Spotlight, a funcionalidade será disponibilizada apenas para um número seleto de estúdios.
A expetativa é que o recurso ganhe ainda mais força com o passar do tempo e fortaleça a utilização do TikTok não apenas como ferramenta para descobrir novas séries e filmes, mas também como uma primeira opção para pesquisas focadas em conteúdo media, tornando-se cada vez mais uma concorrência para o Google.