De acordo com o Wall Street Journal, o TikTok estava a recolher endereços MAC e a monitorizar os seus utilizadores com esses dados. O mais grave é que o TikTok utilizou uma camada de encriptação escondida para passar pelas proteções da Google.
O Android, como qualquer sistema operativo que se preze, possui proteções embutidas para evitar que qualquer aplicação ou indivíduo tenha controlo sobre o equipamento. O TikTok, no entanto, como seria de esperar, é uma app que recolhe dados agressivamente.
A descoberta desta violação das políticas da Google será mais um "prego no caixão" do TikTok. A app está sobre grande escrutínio na Índia e nos Estados Unidos, onde atualmente aguarda uma ordem de banimento total ou compra por empresas americanas.
Microsoft e Twitter estão a disputar a compra do TikTok
Donald Trump foi claro na sua ordem: a ByteDance (empresa proprietária do TikTok), deve vender a app a uma empresa americana ou ser banida do território americano por completo. A ByteDance terá até dia 15 de setembro para concluir um negócio com estes critérios.
Entretanto, empresas como a Microsoft e o Twitter já se chegaram à frente. Ainda não é claro qual das empresas terá prioridade neste negócio, ou se o mesmo se irá concretizar de todo. Contudo, é pouco provável que a ByteDance venda a sua "galinha de ovos de ouro".
ByteDance quer processar o governo americano
Entretanto, a ByteDance manifestou vontade de processar o governo americano, alegando que a prioridade número um do TikTok é a segurança e privacidade dos utilizadores. Recolher endereços MAC e a monitorizar utilizadores é claramente um exemplo dessa "preocupação".
Editores 4gnews recomendam:
- Queres um Xiaomi Mi 10 Ultra ou Redmi K30 Ultra? Temos más notícias para ti
- Google dá nova vida ao Android Auto com um regresso importante
- Microsoft Surface Duo: dobrável é mostrado em vídeo oficial