TikTok "apanhada" com código para Deepfakes dentro da app

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A ByteDance, proprietária da app musical TikTok, encontrou-se em "sarilhos" novamente. Desta vez foi encontrado código específico para criar Deepfakes dentro da aplicação. Esta descoberta foi feita pela empresa Watchful.ai, uma start-up israelita de pesquisa de mercado.

O código foi encontrado na versão Android do TikTok e da sua semelhante app chinesa Douyin. A Watchful.ai conseguiu encontrar o código e ativar a funcionalidade, que pelos vistos ainda não está presente na versão final das aplicações.

Esta função analisa a face dos utilizadores em vários ângulos e solicita várias ações como pestanejar, acenar ou abrir e fechar a boca. Desta forma, a app reúne informação necessária para colocar a face do utilizador em vídeos dentro da app.

De acordo com a Watchful.ai, não se trata de um simples filtro mas de uma forma bastante avançada de Deepfake, onde a face do utilizador é recriada com expressões, cores e rastreamento de movimento bastante realistas.

ByteDance nega ter a função na app

Em resposta a esta descoberta, tanto a ByteDance como a TikTok negam que as Deepfakes não fazem parte da app. Um porta-voz da empresa afirma que não existem planos para lançar tal funcionalidade e que o código irá ser removido para evitar mais confusões.

Contudo, a versão da app na China, Douyin, não foi mencionada nas declarações. Resta saber se a TikTok irá começar a fazer uso da tecnologia Deepfake para dinamizar a interação dos utilizadores com a app.

ByteDance e TikTok estão sob escrutínio

Recentemente, os Estados Unidos colocaram um processo contra a ByteDance alegando que a empresa recolhe e envia para a China dados dos seus utilizadores. Adicionalmente, a maioria das divisões militares nos Estados Unidos já baniram a app TikTok dos telemóveis utilizados internamente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estados Unidos: divisões militares banem TikTok
  • Google News descontinua subscrições de revistas digitais
  • WhatsApp: Cuidado com o vírus de "final de ano" na aplicação!
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.