TikTok alcança marca histórica de gastos na app em 2023

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

O ano de 2023 registou um recorde impressionante para o mundo das aplicações móveis. O TikTok tornou-se a primeira aplicação a atingir a marca de 10 mil milhões de dólares (mais de 9 mil milhões de euros) em gastos dentro da aplicação. Este feito revela o crescimento da rede social a nível global nos últimos anos.

A estratégia de sucesso do TikTok parece residir na sua abordagem inovadora de monetização. Esta permite aos utilizadores dar gorjetas aos seus criadores de conteúdo favoritos e suportar transmissões ao vivo.

A plataforma conseguiu criar um ecossistema robusto onde o engajamento e a generosidade dos utilizadores são convertidos em receitas reais. Os especialistas de mercado apontam que esta abordagem da ByteDance, a empresa proprietária do TikTok, desbloqueou o segredo para a monetização nos dispositivos móveis.

Publicidade continua a ser o maior motor de receita no espaço móvel

Enquanto os jogos tiveram uma ligeira queda de 2% em receitas, 2023 viu um aumento significativo nos gastos em outras categorias de aplicações. Plataformas de streaming, conteúdo gerado pelo utilizador e aplicações de namoro ganharam terreno. No entanto, é interessante notar que a publicidade continua a ser o maior motor de receita no espaço móvel, com dois terços das vendas associadas a anúncios. Chega-se a um total de 362 mil milhões de euros, 8% a mais que no ano anterior.

O relatório da Bloomberg também revela que os consumidores passam cada vez mais tempo nos seus smartphones. A Indonésia lidera o ranking com uma média de mais de 6 horas por pessoa por dia. Nos dez principais mercados, a média atingiu 5 horas diárias de uso de aplicações, com um aumento correspondente a 3% nos gastos.

Além do TikTok, as aplicações Shein e Temu também se destacaram, com esta última a ser a mais descarregada em 125 mercados. O setor de viagens e bilhetes assistiu a um ressurgimento de popularidade e gastos. Curiosamente, as aplicações de IA generativa também viram um aumento significativo, ao ultrapassarem 10 mil milhões de dólares em gastos mensais dos consumidores no final de 2023.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.