The Rise of Skywalker: criminosos estão a criar sites falsos para ver o filme de Star Wars

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Investigadores da empresa de segurança cibernética Karspersky indicam que há uma onda de sites fraudulentos a surgir, com o intuito de recolher dados das vítimas por "phishing". Os sites utilizam o recém-lançado Star Wars: The Rise of Skywalker para atrair utilizadores ingénuos.

Os sites prometem o download do filme, cuja sua estreia ocorre hoje. Todos os sites providenciam descrições bastante detalhadas do filme, tem aspeto visual apelativo e possuem todas as características de um site "legítimo".

Inclusive, a Karspersky informa que os criminosos utilizam táticas para que os sites fraudulentos apareçam rapidamente nos resultados de pesquisa do Google. A empresa chama a isto "Black SEO" ou promoção enganosa, aproveitando as ferramentas da Google para promover os falsos sites.

Assim que acedem ao site, utilizadores serão confrontados com vários "obstáculos" para ver o filme desejado. O site provavelmente irá pedir para responder a questionários, pedindo dinheiro em troca por subscrição de serviços por SMS ou mesmo pedindo diretamente dados financeiros.

O que é "phishing"?

Phishing (do inglês to fish = pescar), é uma prática fraudulenta na internet que envolve páginas que se fazem passar por plataformas legítimas. O objetivo é recolher dados de utilizadores que possam ser reutilizados para vender ou para aceder à vida pessoal das vítimas.

As utilizações mais comuns são páginas que se fazem passar por sites de compra, onde o utilizador acaba por colocar os seus dados financeiros, sendo os mesmos recolhidos por criminosos. O mesmo pode acontecer com sites bancários.

Para evitar phishing, o melhor é confiar nas recomendações dos navegadores, que por norma verificam automaticamente os endereços dos sites para verificar se se tratam de páginas seguras. Caso os certificados de segurança não estejam em conformidade, não introduzas qualquer tipo de dados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Live streams dominaram 2019! Não imaginas quantas horas foram contabilizadas
  • Facebook volta a fazer asneira! 267 milhões de utilizadores com dados privados expostos
  • Huawei recebe luz-verde dos Estados Unidos! Mas só com uma empresa...
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.