Tetris faz 35 anos e continua a ser dos jogos mais populares de sempre

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Esta semana marca o trigésimo quinto ano de existência do mítico Tetris. Lançado em 1984 por 2 engenheiros e um estudante russo, é, sem dúvida, o jogo mais reconhecido de todos os tempos. Este jogo está presente quase como uma memória primordial quando se fala de videojogos.

Desde o seu lançamento até hoje, o Tetris vendeu 170 milhões de cópias tornando-o o segundo jogo mais vendido de todos os tempos. Em primeiro lugar está o Minecraft, com 176 milhões. Mesmo assim, considerando a simplicidade e antiguidade do jogo, o legado do Tetris é massivo.

A Nintendo incluiu uma cópia do Tetris em todos os Game Boy

A inclusão do Tetris em todas as cópias da consola Game Boy foi uma jogada genial por parte da Nintendo. Devido à sua mecânica de puzzle, foi o jogo perfeito para incluir na consola portátil mais popular de sempre.

O Tetris tornou-se então um jogo para matar o tempo pois podias jogar 5 minutos ou 3 horas, nunca perdias nada além dos pontos. Numa altura onde raramente era possível guardar o progresso do jogo, esta era uma escolha interessante.

O Tetris 99 é um battle royale que deu vida nova ao clássico

No início deste ano, a Nintendo voltou a acender a chama do Tetris com o lançamento do Tetris 99. Esta abordagem PvP a um jogo de puzzle é algo que conquistou novos jogadores bem como fãs do clássico.

No Tetris 99, existem literalmente 99 jogadores a competir uns contra os outros, sendo que o último jogar ganha. De resto, o objetivo é o mesmo do clássico de 1984 onde as combinações de tijolos de formatos e cores certas é o segredo da vitória.

Este título está disponível apenas para a Nintendo Switch através da subscrição ao serviço Nintendo Online. Mais uma vez, a Nintendo voltou a unir a sua consola portátil com o Tetris numa parceria bastante prometedora para as ambas as partes.

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.