A instalação do novo iOS 18 em alguns modelos de iPhone pode representar um aumento de autonomia significativa que, em alguns tipos de utilização, vai além de uma hora adicional.
Se os novos iPhone 16 representam um salto de eficiência energética na maioria das situações, também graças às novas baterias e aos processadores A18 e A18 Pro, nos modelos anteriores do iPhone, mesmo nos mais antigos, essa eficiência pode igualmente representar mais tempo de utilização.
A confirmação chega por parte do blogger chinês Geekerwan na sua conta do Youtube, após realizar um conjunto de testes com os modelos iPhone 15 Pro e 15 Pro Max, bem como dispositivos da nova família iphone 16.
iPhone 15 Pro Max é o que mais surpreende
Os testes, divulgados pelo site GizChina, envolveram diferentes atividades e tipos de utilização com os vários modelos de iPhone, tais como mensagens, videochamadas, jogos e navegação na Web.
Enquanto iPhone 15 Pro registou um aumento da bateria de cerca de 33 minutos (de 6h e 22m para 6h e 55m), foi o iPhone 15 Pro Max a registar o aumento de bateria mais significativo, com mais 1h e 6m de funcionamento (de 7h e 56m e 56 para 9h e 2m).
Refere o site que este aumento de autonomia se deve à gestão mais eficiente que o novo iOS 18 faz dos processadores dos iPhones, seja da séria A18, ou do chip A17 Pro que equipa o iPhone 15 Pro Max.
Nos testes realizados pelo blogger, o aumento da autonomia da série 16 foi também confirmada: 10h e 23m no caso do 16 Pro Max; 10h para o 16 Plus; e 8,5 horas de autonomia para o iPhone 16 Pro.
O blogger conclui ainda que o novo iOS parece aumentar a eficiência energética geral, mesmo em modelos mais antigos, embora sem confirmação prática de resultados reais nos vários modelos compatíveis com a nova versão do SO móvel da Apple.
Para confirmares quais os modelos que podem receber o iOS 18, visita o site da Apple.