Durante os últimos meses a Tesla tem-se colocado regularmente no centro das atenções, mas não tem sido pelas melhores razões. Depois de ter aberto a sua Gigafactory em Shanghai, Elon Musk assegurou os fãs da marca que esta fábrica seria exclusivamente para dar resposta à alta demanda dos seus carros na China, não tendo planos para exportar os carros para outras regiões.
No entanto, parece que estes planos não demoraram muito tempo a sofrer grandes alterações. No mês passado já tinham circulado rumores de que a Tesla estava a planear exportar os seus carros produzidos na China, o que causou uma negativa reação por parte dos seus fãs.
Agora, de acordo com informações publicadas pelo site Green Drive, clientes franceses da Tesla recebem confirmação de que os Tesla Model 3 adquiridos são modelos fabricados na China. Além das várias alterações feitas no Tesla Model 3 recentemente, parece que esta alteração de estratégia poderá ser outra explicação para o atraso nos prazos de entrega.
Tesla Model 3 fabricado na China chega com componentes diferentes
Recentemente, a Tesla confirmou que passou a utilizar baterias LFP (lithium iron phosphate) no Model 3 produzido na Gigafactory de Shanghai, resultando num considerável corte no seu preço e aumento na sua autonomia. Estas são vantagens que os utilizadores na China já estão a usufruir, mas parece que o mesmo não irá acontecer na Europa.
No site da Tesla em França, o Tesla Model 3 Standard Range Plus continua a ser comercializado ao mesmo preço (€46,600), mantendo uma autonomia estimada de 440km. Na China, o mesmo carro é comercializado por sensivelmente 39 mil euros e é apresentado com uma autonomia de 468km.
Ainda que não tenha sido confirmado, é possível que estas sejam apenas medidas temporárias, até que a Gigafactory em Berlim seja terminada e dê início à produção de carros. No entanto, não deixa de ser importante realçar o facto da Tesla ter voltado com a sua palavra novamente, trazendo carros fabricados para o mercado chinês, para os seus clientes na Europa.
Editores 4gnews recomendam: