Avança o site ArenaEV que a Tesla suspendeu inesperadamente as encomendas do Model S e X no mercado chinês. A empresa de Elon Musk não fez qualquer comunicado sobre o assunto e a razão para tal acontecer fica por explicar. Será fruto da crise ou uma estratégia comercial?
Botão de encomenda no site foi substituído

Neste momento, qualquer condutor chinês interessado em comprar um Model S ou Model X naquele país não vai conseguir fazê-lo, pelo menos na plataforma online. Tudo porque o botão “Encomende agora” foi substituído por um novo que diz “Ver agora”.
E foi desta forma que a Tesla travou as encomendas destes dois veículos na China. Para já, a suspensão de encomendas abrange apenas estes dois modelos. Recorde-se que em março de 2023, a Tesla começou a vender versões atualizadas deste EVs no mercado chinês. A questão é que ambos são fabricados nos EUA e importados para a China.
E a explicação para esta suspensão súbita pode estar exatamente aqui. Atualmente, as relações comerciais entre os Estados Unidos da América e a China atravessam um momento conturbado, para dizer o mínimo.
A guerra de tarifas entre os dois países sobre produtos importados está a afetar os mercados e indústria fabril de uma forma transversal e, pelos vistos, nem a Tesla está a conseguir escapar.
Esta teoria é reforçada com o facto de os Model 3 e Model Y continuarem a ser vendidos de forma perfeitamente normalizada na China. Ambos são produzidos na fábrica da Tesla, localizada em Xangai.
Mas desde o passado dia 31 de março, a Tesla não está a aceitar também encomendas para os Model S e Model X no Japão. E esta ação simultânea em dois países do continente asiático pode já sugerir que a Tesla pode vir a alterar a sua estratégia comercial para os Evs em questão. Teremos de aguardar por mais movimentações que expliquem as escolhas da empresa.