A Federação Norueguesa do Automóvel (FNA) promoveu na passada quarta-feira mais uma edição do seu evento El Prix. Este é visto como o maior teste do mundo à autonomia de veículos elétricos e, pela primeira vez em quatro anos, teve um vencedor que não a Tesla.
Com efeito, o vencedor da edição de inverno do El Prix 2024 foi o pouco conhecido HiPhi Z. Falamos de uma jovem construtora chinesa, fundada em 2019, que viu assim um dos seus mais recentes veículos arrecadar o título atribuído ao Tesla Model 3 em 2023.
HiPhi Z ganha maior teste de autonomia de elétricos ao percorrer 522 km
Importa salientar que o evento promovido pela FNA não engloba todos os veículos elétricos disponíveis atualmente no mercado. Este conta com um grupo de 23 veículos de várias marcas e várias faixas de preço.
Todos saem pela manhã com a sua bateria totalmente carregada e percorrem todos o mesmo percurso de modo a competirem sob as mesmas condições. Importa ainda sublinhar que este ano viajaram debaixo de temperaturas entre os -2°C e os -10°C.
O último resistente desta prova de resistência foi o HiPhi Z após ter percorrido 522 km. Em segundo lugar ficou o BMW I5 com uma autonomia de 443,6 km, ao passo que o Tesla Model 3 só percorreu 441 km na edição deste ano do El Prix.
Outro parâmetro que este evento avalia é a diferença entre a autonomia prometida e aquela que se verifica. Também neste caso, o HiPhi Z saiu vencedor ao apresentar um diferencial de apenas 33 km.
Quando comparado com o Model 3, o HiPhi Z percorreu mais 81 km que um dos mais populares carro da empresa de Elon Musk. Isto apesar de o carro da marca chinesa divulgar uma autonomia estimada de 555 km, ao passo que o Model 3 promete 629 km.
Isto significa que o carro da Tesla era, uma vez mais, o favorito à vitória no evento El Prix até pelos valores que promete no papel. Contudo, quando levado para a estrada revelou ficar bastante aquém das suas promessas.
O El Prix é um evento bianual, com edições realizadas no verão e no inverno. A edição de inverno deste ano do evento norueguês consagrou um novo vencedor, o que abre o interesse para a edição que se irá realizar no verão.