A Porsche anunciou recentemente o seu novo carro elétrico, Porsche Taycan. Durante a sua apresentação, revelaram que estabeleceram o recorde para um sedan elétrico de 4 portas na lendária pista de Nurburgring, na Alemanha. Como seria de esperar, não demorou muito para Elon Musk dar início a mais uma "telenovela" no Twitter.
O CEO da Tesla deu os parabéns à Porsche, mas afirmou de seguida que iria muito em breve bater esse recorde com um Tesla Model S. Há muito que Musk faz questão de garantir que os carros da Tesla são vistos como os mais seguros, económicos e também potentes. Esta pequena 'competição' é mais uma prova disso mesmo.
Tesla Model S conseguiu (alegadamente) tirar 20 segundos ao recorde do Porsche Taycan
De acordo com as mais recentes informações publicadas pela "Auto Motor und Sport", o Tesla Model S "Plaid Mode" conseguiu alcançar um tempo aproximado (cronometrado 'à mão') de 7,23 minutos. Comparado com os 7,42 minutos alcançados pelo Porsche Taycan, este é um resultado impressionante.
No entanto, existem diversos fatores que vão certamente causar controvérsia, independentemente do resultado alcançado pela Tesla. Enquanto o Porsche Taycan utilizado para estabelecer o recorde foi um modelo pré-produção com pneus comerciais, o mesmo não se pode dizer do Tesla Model S utilizado.
A unidade que está a ser utilizada nos testes em Nurburgring é um modelo protótipo que, além de ter o chassi modificado, tem também "Plaid powertrain" e pneus de competição. Estes três elementos, fazem com que o tempo obtido não possa ser diretamente comparado com o da Porsche, visto que não é um carro acessível a qualquer cliente.
No entanto, Elon Musk já confirmou que todas estas novidades irão ficar disponíveis já em 2020. Caso se venha a verificar, os resultados poderão ter um pouco mais de relevância, mas os pneus de competição continuam a ter um papel fundamental nos resultados.
O que é este "Plaid Mode"?
O Tesla Model S está disponível em dois modelos, "Long Range" e "Performance". Enquanto o primeiro apresenta um maior foco na economia de bateria e aumento da sua autonomia, o segundo foca-se em oferecer grandes melhorias na velocidade de arranque. Sem qualquer extra, este modelo promete uma velocidade de apenas 2,6 segundos dos 0 aos 100 km/h.
Além disso, tem ainda integrado o "Modo Ludicrous", que transforma o Model S num verdadeiro monstro de aceleração. Na sua essência, o "Plaid Mode" é uma versão 2.0 deste modo, levando as capacidades do carro para um patamar bem mais elevado. Primeiramente testado no protótipo do Tesla Roadster, promete alcançar os 100km/h em apenas 1,9 segundos.
Com um nível de aceleração deste calibre, não é com muita surpresa que vemos os resultados obtidos nos treinos em Nurburgring coloquem este modelo lado a lado com o Porsche 911 Carrera GTS e o Ferrari 488 GTB.
Ainda que não tenha sido confirmado oficialmente, rumores indicam que a Tesla poderá ter um 'slot' para realizar uma volta oficial já na próxima semana.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla V10: nova atualização traz suporte para Netflix, YouTube e até "Caraoke"! (vídeo)
- Eis como funciona um Tesla com o piloto automático
- Tesla Model 3 evita atropelamento de polícia que passou um sinal vermelho (vídeo)