A marca líder de mercado no segmento de veículos elétricos acaba de renovar o seu carro mais popular, o Tesla Model 3. A empresa de Elon Musk arrancou o mês de setembro com o facelift tão esperado para este modelo que chegou às estradas corria o ano de 2017.
Já com mais de dois milhões de carros elétricos vendidos em todo o mundo, a Tesla dedica agora nova atenção, com melhorias estéticas, para o seu modelo mais famoso. Além disso, temos mais autonomia e alcance face ao modelo anterior deste veículo. Em suma, temos um renovado Tesla Model 3 para 2023.
Este é o "novo" carro elétrico Tesla Model 3
A proposta da Tesla centra-se nas melhorias estéticas, bem como alguns aprimoramentos no desempenho do próprio carro elétrico com o intuito de lhe garantir mais autonomia. Assim, temos um novo Model 3 da Tesla, ou pelo menos uma fórmula aperfeiçoada.
Internamente apelidado Project Highland, o facelift para o veículo elétrico foi agora revelado e já está disponível na página / loja oficial com os preços a começarem (ainda) nos mesmos 39 990 euros em Portugal.
O seu aspeto e design geral permanece inalterado em 90% do veículo, mas temos mudanças nas óticas, no guarda-lamas e até no formato e aspeto do próprio volante. Em si, todo o veículo elétrico tem um aspeto mais limpo e ainda mais utilitário.
Carro elétrico com aspeto mais limpo e mais utilitário para 2023
Os consumidores podem encomendar a nova versão do Model 3 sem acréscimo de preços, com novos argumentos para quem está à procura do seu primeiro Tesla. A produção, ao que tudo indica, arrancará já em Xangai, na China, na fábrica da própria marca.
Em todo o caso, temos não só mudanças nas óticas frontais e traseiras, com os faróis em forma de "C" na traseira e mais rasgados na parte frontal. Além disso, temos sobretudo uma renovação no interior, sobretudo no formato e aspeto do volante do carro.
Melhorias na estética e na aerodinâmica do carro elétrico
A empresa norte-americana melhorou também a aerodinâmica do seu Model 3 de modo a garantir-lhe uma autonomia um pouco melhor ao reduzir o arrasto, a fricção do vento. Assim, pode também reduzir o ruído do vento ao circular na estrada.
Importa notar que a autonomia do modelo base do Tesla Model 3 está agora nos 513 km (WLTP) graças aos ligeiros aperfeiçoamentos que permitem "espremer" um pouco mais das suas baterias. Em todo o caso, as métricas estão já disponíveis na página oficial da marca em Portugal.
Preço do Model 3 mantém-se nos 39 990 € em Portugal
Há detalhes mais "rasgados" na sua estrutura e carroçaria para reduzir o arrasto do vento, conferindo-lhe também um aspeto mais atualizado, igualmente arrojado e cativante. Tudo isto para melhorar sobretudo o seu desempenho na estrada.
Já no seu interior temos os mesmos acabamentos em preto ou branco, com a principal diferença a residir no formato dos painéis, no novo rebordo e no aspeto geral do volante.
Novidades do Tesla Model 3 vão da estética ao desempenho do carro
Ainda que as laterais do Model 3 permanecam iguais, a traseira mostra agora os faróis com um formato de "C" bem visível. Há ainda a palavra Tesla agora escrita entre elas, substituindo o logótipo da marca, algo similar à nova implementação da Porsche.
Temos ainda um novo design das rodas com vários raios nas jantes, além de duas novas cores disponíveis - Ultra Red e Stealth Grey, vermelho profundo e cinzento, respetivamente.
Autonomia de até 678 km na versão Long Range
Atentando nos valores de autonomia do novo carro elétrico temos um total de 558 km na versão base - Model 3 RWD com jantes de 18 polegadas. Em seguida, a variante Long Range consegue ampliar este valor para até 678 km, ou seja, um aumento de 11 a 12% nos valores de autonomia dos carros elétricos.
Por outro lado, ao optar pelas jantes de 19 polegadas, o Tesla Model 3 RWD atingirá 513 km, ao passo que a sua versão Long Range pode chegar assim aos 629 km.
Motorização permanece igual nos 'novos' Model 3
Por outro lado, a motorização não aparenta ter sofrido alterações. Ou seja, o desempenho permanece inalterado com um tempo dos 0 ais 100 km/h de 6,1 segundos para o modelo RWD e 4,4 segundos para a variante Long Range com tração integral.
Todavia, os valores de velocidade máxima sofreram uma alteração, perdendo alguns km/h nos seus valores máximos.
Interior também foi alvo de renovação neste facelift de 2023
Ao passo que o ecrã central de 15,4 polegadas permanece inalterado, tem agora uma moldura mais fina, resultando numa maior área do ecrã utilizável e sensível ao toque.
Além disso, temos ainda um novo ecrã traseiro de 8,0 polegadas com controles integrados de clima, ventilação e entretenimento, com um novo microfone, mais potente, para maior qualidade nas chamadas telefónicas.
Podemos também encontrar novas patilhas ou alavancas montadas na coluna de direção por botões presentes no volante. Uma implementação que já encontramos nos seus carros mais caros como o Modelo S e o Modelo X.
Por outro lado, podemos também apontar a presença de mais 3 altifalantes (para um total de 17 altifalantes) no modelo Long Range, com dois subwoofers e dois amplificadores. Já o modelo base (RWD) tem nove altifalantes, um subwoofer e um amplificador.
Por fim, não temos alterações nos preços do carro elétrico, com o mesmo valor que começa nos 39.990 euros para a versão RWD e por 48 990 euros para a versão Long Range em Portugal.
Editores 4gnews recomendam: