São inúmeros os vídeos na internet de pessoas com um Tesla a demonstrar as capacidades do Autopilot (piloto automático). Mas um dos mais recentes mostra-nos o quão devemos prestar atenção à estrada, mesmo com esta função ativa.
Um detentor de um Model 3 estava a filmar o seu carro com o modo de piloto automático ativo quando o inesperado aconteceu. Repentinamente, o seu carro entrou em despiste e este não teve tempo de o controlar.
Pela sua reação nota-se que foi algo pelo qual ele não esperava. Felizmente este condutor diz não ter sofrido nenhum ferimento grave e o seu Model 3 já se encontra em reparação.
Este vídeo mostra-nos que o Autopilot da Tesla não é infalível
Pelo vídeo podemos constatar que este condutor arriscou demasiado. O seu Model 3 seguia a sensivelmente 120Km/h, de chuva quando deverá ter apanhado uma poça de água ou semelhante.
Com estas condições não podemos atribuir todas as culpas ao Autopilot. O condutor foi pouco cauteloso ao permitir que o seu carro atingisse tal velocidade com aquelas condições atmosféricas.
Ademais, o facto de estar a gravar este vídeo com uma câmara na mão impediu-o de retomar o controlo do carro atempadamente. Até poderia não ir a tempo de evitar o embate, mas aquilo que este condutor fez não deve servir de exemplo para ninguém.
Tesla aconselha a que tenhas as mãos no volante mesmo com o Autopilot ligado
Este é um aviso recorrente da empresa de Elon Musk sempre que algo deste género acontece. A Tesla frisa que o Autopilot não dispensa a atenção do condutor à estrada e que este deve estar pronto para retomar a controlo do carro a qualquer momento. Este é um exemplo claro de como se este condutor tivesse as mãos no volante poderia ter evitado o despiste.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla deu um dos passos mais importantes na sua história. Entende
- Tesla Cybertruck e Moto 4 da Tesla aparecem no novo vídeo musical de Travis Scott
- Carregamento de carros elétricos deixará de ser grátis já em 2020