A BYD acaba de fazer história! A gigante chinesa, que vendeu mais de um milhão de carros na Europa, é agora a maior fabricante mundial de veículos elétricos. Para tal, 'destronou' a Tesla de Elon Musk. Em 20211, o excêntrico empresário desvalorizou a empresa, chegando mesmo a rir dos seus produtos.
Para Musk, a BYD não era sequer uma rival da Tesla. "Não acho que eles tenham um grande produto", disse em entrevista à Bloomerang.
Porém, 2025 foi o ano em que tudo mudou neste tão competitivo mercado! Em comunicado, a fabricante chinesa deu nota que vendeu 2,26 milhões de unidades de veículos 100% elétricos, o que representa um incrível crescimento de 28%.
Tesla continua em queda
No sentido inverso, a Tesla registou uma queda nas vendas. A empresa anunciou na sexta-feira que entregou 1,64 milhões de veículos, o que está em linha com as previsões para 2025. Ainda assim, este número representa uma queda de 8% em relação a 2024. É já o segundo ano seguido que a empresa cai em termos de vendas. Os sinais estão longe de serem promissores. Isto porque no último trimestre do ano, as vendas caíram a pique: cerca de 16% face ao período homólogo do ano anterior.
Mas nem tudo são más notícias para Elon Musk. É que apesar das dificuldades, as ações da Tesla recuperaram nas últimas semanas, atingindo um recorde histórico de 489,88 dólares. O crescimento foi impulsionado pelo anúncio de testes de veículos autónomos em Austin, Texas, uma demonstração inequívoca da inovação que é tão característica da marca.
- Pode interessar: Esta é a marca de carros elétricos usados mais fiável do mercado
