A Tesla é um dos nomes de referência no mercado automóvel, posição que quer reforçar graças às suas tecnologias de automação e condução autónoma. Para tal, a empresa de Elon Musk estará em negociações com a sul-coreana Samsung para agilizar a tecnologia dos seus carros elétricos autónomos e produção de componentes de hardware.
Ao que tudo indica, a iniciativa terá partido da Samsung, empresa que terá feito uma oferta irrecusável a Elon Musk, com o intuito de ficar responsável pelo fabrico dos componentes físicos. Ou seja, o hardware necessário para os carros elétricos autónomos.
Mais concretamente, o sistema Tesla Hardware 5 de condução autónoma.
Samsung pode ficar responsável pelo fabrico de componentes para a Tesla
Segundo avança agora o portal asiático KED Global, a Tesla terá respondido afirmativamente à sul-coreana Samsung. Assim, poderá a Samsung ter recebido a pasta do fornecimento de chips e componentes que farão parte dos veículos da marca norte-americana daqui a três ou cinco anos.
Importa frisar que até ao momento tem sido a TSMC, a fabricante sediada em Taiwan, a responsável pelo fabrico dos mais diversos componentes eletrónicos para os carros Tesla.
Porém, fontes próximas da indústria apontam agora para uma divisão das quotas de produção entre a Samsung e a TSMC.
Ainda que os contornos exatos do entendimento não sejam conhecidos, a visita do presidente executivo da Samsung, Lee Jae-yong à sede da Tesla durante o passado mês de maio terá produzido os efeitos desejados.
Durante a sua visita, o líder da Samsung terá feito uma proposta irrecusável a Elon Musk, conquistando assim um quinhão da produção de chips para a Tesla.
Samsung fabricará componentes para os próximos carros da Tesla
Note-se que esta não é a primeira vez que a Samsung trabalha com a Tesla. Já anteriormente a fabricante sul-coreana havia fornecido chips para alguns dos modelos atuais da marca como, por exemplo, os Model 3, Model Y, Model S e para o Model X.
Todavia, no ano passado a fabricante norte-americana terá decidido encomendar todos os seus chips junto da TSMC, acreditando que a tecnologia sul-coreana não estava tão avançada. Agora, porém, a empresa de Elon Musk terá voltado a apostar também na Samsung, apesar de manter a TSMC como fornecedora.
A propósito, segundo vários analistas do setor dos semicondutores, o consenso aponta melhorias significativas nos métodos de produção da Samsung. Melhorando sobretudo na eficiência e no desempenho das suas soluções, rivalizando assim com a TSMC.
Por fim, o interesse da Samsung no mercado automóvel é conhecido e justificado com o forte crescimento deste setor como grande cliente de semicondutores. À medida que mais tecnologia é incorporada nos automóveis, a necessidade de processadores, chips, módulos de RAM e outros componentes continuará a aumentar exponencialmente.
Editores 4gnews recomendam: