
O Tesla Cybertruck está oficialmente impedido de circular nas estradas da Alemanha e de qualquer país da União Europeia. A decisão foi confirmada num comunicado da Agência Aduaneira do Exército dos EUA, depois de o veículo da Tesla não ter conseguido obter a homologação da UE por falhas graves de segurança passiva.
Reguladores apontam riscos associados ao design agressivo, às bordas afiadas e à carroçaria de aço inoxidável da pick-up elétrica.
Alemanha rejeita pedido das Forças Armadas dos EUA
De acordo com o comunicado à imprensa, as Forças Armadas dos EUA tinham apresentado um pedido formal ao Ministério Federal dos Transportes da Alemanha (FMoT) para permitir a importação e registo do Cybertruck através do sistema USAREUR-AF.
O USAREUR-AF (United States Army Europe and Africa) é um comando do Exército dos EUA responsável por operações no continente europeu e africano. Em parceria com aliados e parceiros, atua para promover a segurança regional, dissuadir agressões e responder a crises.
A resposta ao pedido foi clara: “o Tesla Cybertruck não só não cumpre os requisitos legais da UE, como também se afasta significativamente deles”.

Conforme a página Teslarati explica, com esta decisão, soldados norte-americanos destacados na Alemanha ficam impedidos de conduzir legalmente o veículo nas estradas locais. Quem ainda assim optar por importar um Cybertruck para território europeu arrisca-se a ter de o enviar de volta para os EUA às suas próprias custas.
Por que o Cybertruck não tem homologação na União Europeia
Segundo o comunicado, o grande problema do Tesla Cybertruck está na segurança passiva. As normas da UE não protegem apenas os ocupantes do carro, mas também os utilizadores vulneráveis das estradas: peões, ciclistas e motociclistas.
No caso do Cybertruck, os reguladores apontam várias falhas:
- Carroçaria rígida em aço inoxidável com bordas afiadas, em violação direta das normas europeias.
- Excesso de peso, ultrapassando o limite das 3,5 toneladas que obriga à existência de zonas de proteção contra impactos e limitadores de velocidade.
- Ausência de sistemas de absorção de impacto adequados para minimizar riscos em colisões com outros utilizadores da via.
“Essas normas exigem, por exemplo, dispositivos de segurança passiva, como zonas de proteção contra impactos que proíbem bordas afiadas na carroçaria do veículo e limitadores de velocidade em veículos com peso superior a 3,5 toneladas – requisitos claramente violados pelo Cybertruck”, explica o comunicado.
O futuro do Cybertruck na Europa
Com a proibição em vigor, o Tesla Cybertruck continua sem qualquer previsão de chegada oficial ao mercado europeu. Até que o modelo seja adaptado para cumprir as normas da União Europeia, permanece restrito aos EUA e a outros mercados mais tolerantes em relação às regras de segurança automóvel.
Vê também:
- Acidente com Tesla Model Y expõe falha preocupante na tecnologia da marca (vídeo)
- Tesla: Cybertruck vai ser vendida neste país que ninguém esperava
- Força aérea dos EUA quer usar Tesla Cybertruck como alvo e há uma razão para isso
Promoção do dia!