Conforme avançou a Reuters, a Tesla quer implementar nos seus carros um sensor de segurança a pensar nas crianças. Trata-se de um sistema que deteta quando o condutor se esquece da criança no carro. Embora não seja a primeira empresa a pensar numa solução para isto, a Tesla quer mesmo implementar.
A Tesla tem estado em conversa com a entidade reguladora americana FCC, de forma a que a mesma conceda aprovação para que a Tesla imeplemente a tecnologia nos seus automóveis. Na verdade, esta tecnologia é semelhante a uma que a Tesla lançou em 2019, para animais domésticos.
Chama-se Dog Mode e basicamente trata-se de um sistema que altera a temperatura do carro para manter o animal seguro, além de enviar notificações para o utilizador através da app Tesla. Existe ainda um modo "sentinela", que utiliza os sensores do carro para monitorizar o que se passa à volta do mesmo.
Como funcionaria o sistema de segurança para crianças da Tesla
A Tesla propôs um sistema que funciona com um sensor de ondas a curta distância e um sistema de 7 antenas. As antenas irão conseguir detetar a criança mesmo através de materiais suaves como lençóis ou cobertores.
O sistema consegue discernir entre uma criança e objeto, além de conseguir detetar o padrão de respiração da criança, bem como o batimento cardíaco. Pode parecer ridículo, mas os casos de crianças esquecidas no carro são muitos.
Em 2018, 51 crianças morreram por terem sido deixadas em carros, no calor. Assim sendo, a ideia da Tesla implementar isso nos seus carros não é de todo absurda.
Editores 4gnews recomendam:
- Tesla começa a "atacar" aqueles que modificaram os seus carros
- Apple pode respirar de alívio! Proibição do WeChat não vai afetar a empresa
- Ouves Spotify no teu Android Auto? Vais adorar a nova (pequena) mudança