“Primeiro Cybertruck registado na UE a circular nos Países Baixos? Alguém ia acabar por descobrir”. As palavras são do engenheiro-chefe do Cybertruck, Wes Morrill, publicadas na sua conta do X, e surgem acompanhadas por uma foto que mostra a pickup elétrica da Tesla a circular numa autoestrada perto de Eindhoven, nos Paísese Baixos.
O ‘furo’ fotográfico foi originalmente conseguido pelo condutor neerlandês Dénis van Vliet, que publicou a imagem também na rede social de Elon Musk, reacendendo a questão sobre o possível lançamento do Cybertruck fora do mercado norte-americano.
É que não bastará à Tesla colocar diretamente a sua pickup à venda, por exemplo, na Europa, uma vez que algumas das suas características poderão não encaixar na legislação em vigor...
Matrícula albanesa nos Países Baixos?
Ao vermos a imagem do Cybertruck publicada pelo condutor neerlandês, rapidamente percebemos que a matrícula destoa das restantes matrículas dos veículos que circulam à sua volta.
Trata-se de uma matrícula albanesa, país onde o Cybertruck terá sido registado, e facilmente chegamos a uma justificação plausível para isso: o proprietário é o rapper Kosso, nascido nos Países Baixos, mas com ascendência albanesa.
Segundo informações do site Teslarati, Kosso teria falado recentemente que iria adquirir o Cybertruck no município de Oisterwijk (perto de Tilburg, nos Países Baixos), embora considerasse registar a matrícula na República Checa ou na Albânia. O registo foi feito no país dos pais...
É possível registar um Cybertruck na Europa?
Para que o Cybertruck possa ser comercializado na Europa terá sempre que estar de acordo com várias regulamentações regionais e locais, mais ou menos harmonizadas, adaptadas aos diferentes países em causa. E, ao que parece, a versão à venda na América do Norte não estará de acordo com o exigido.
O Teslarati recorda as palavras de Elon Musk em junho passado, quando admitiu certificar o Cybertruck para mercados fora da América do Norte em 2025, bem como apostar numa versão do desenvolvida especificamente para os mercados europeu e chinês.
No entanto, as dúvidas sobre essa possibilidade chegam de dentro da própria Tesla, através do Vice-Presidente de Engenharia de Veículos da Tesla, Lars Moravy. Este responsável colocou em causa a possibilidade do registo do Cybertruck na Europa, devido sobretudo às suas "arestas salientes”.
“Em primeiro lugar, o mercado de [pickups] nos EUA é enorme e, em segundo lugar, os regulamentos europeus exigem um raio externo de 3,2 mm nas projeções externas. Infelizmente, é impossível fazer um raio de 3,2 mm numa folha de aço inoxidável de 1,4 mm” explicou Moravy numa entrevista à Top Gear há cerca de um ano, recuperada agora pelo Teslarati.
A verdade é que já existem vários Cybetruck registados na Europa, provavelmente a partir da importação direta dos EUA por parte dos compradores, que depois os legalizam deste lado do Atlântico.
Mas atendendo à legislação em vigor e aos constrangimentos explicados por Lars Moravy, como é que os compradores conseguem registar estes veículos?
Quando um seguidor lhe colocou esta mesma questão, Wes Morrill, o engenheiro-chefe do Cybertruck que fez o ‘repost’ a foto da pickup da Tesla no X, respondeu: “Façam amigos”.