
Um dia depois de a equipa da xAI ter emitido um pedido de desculpas após o chatbot Grok - que pode ser encontrado no X (antigo Twitter) - ter feito publicações com elogios a Hitler e também antissemitas, há novidades no 'ecossistema' de Elon Musk. Isto porque a sua IA acaba de ser integrada nos Teslas.
Segundo avança a própria empresa, todos os novos carros entregues a partir de 12 de julho já incluem o Grok, sem custos adicionais de subscrição.
Já para os modelos mais antigos, o Grok só estará disponível em carros com processadores AMD, com a atualização de software 2025.26 instalada, e mediante uma ligação Wi-Fi estável ou a subscrição do plano Premium Connectivity, no valor de 9,99 dólares mensais.
Como funciona o Grok nos veículos Tesla?
Apesar de estar embutido no sistema do carro, o chatbot não interage diretamente com funcionalidades do veículo, como navegação, controlo de temperatura ou volume do som. Em vez disso, atua como um assistente de IA em modo conversa, disponível no ecrã, com uma personalidade descrita como "descontrolada".
Contudo, importa salientar que, por agora, o Grok nos Teslas só está disponíveis nos Estados Unidos. A expansão para outros mercados dependerá de futuras atualizações de software over-the-air.
Além disso, é importa salientar que esta integração surge numa altura em que a Tesla continua sob escrutínio quanto à segurança do seu sistema Full Self-Driving, que depende fortemente de IA e câmaras.