Tens um smartphone Android antigo? Alguns sites vão deixar de funcionar em 2021

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Não há maneira simples de dizer isto. Se tens um smartphone Android antigo está na hora de o atualizar. Isto porque muitos sites deixarão de funcionar nestes equipamentos já em 2021.

De forma simples, todos os sites que utilizem o certificado da "Let’s Encript" vão deixar de funcionar corretamente em smartphones Android 7.1 Nougat e inferiores.

Qual a solução para não comprar um smartphone novo

A solução da empresa passa por utilizar um browser diferente no teu smartphone Android antigo. O FireFox é o único browser que não sentirá problemas com esta mudança. Assim sendo, se tens um smartphone antigo com o Android 7.1 Nougat ou inferior, está na hora de instalares o FireFox no teu telemóvel.

Como saber os sites que vão deixar de funcionar no teu smartphone Android

Infelizmente não há forma de saber em concreto quais são os websites que deixarão de funcionar. Contudo, a Let’s Encript é uma das ferramentas mais utilizadas no mundo.

Isto porque dá aos criadores de sites um certificado SSL sem terem de pagar por isso. Ou seja, acredita que serão mesmo muitos os websites que não funcionarão corretos.

Como saber se tens uma atualização no smartphone que funcionará sem problemas

A atualização Android 7.1 Nougat saiu de forma oficial em 2016. Ou seja, se o teu smartphone tem 4 anos (ou mais) está na hora de olharmos para as tuas definições.

  • Acede a definições
  • Sobre o telemóvel
  • Versão do Android

Se vires que o sitestema é inferior a 7.1, é possível que venhas a ter problemas em 2021 com alguns sites a não abrirem no teu telemóvel. Os problemas começarão em janeiro e os sites deixarão de funcionar por completo em setembro. A não ser que uses o browser da FireFox.

O problema das atualizações do sistema Android

A tecnologia é assim. Hoje é uma novidade, amanhã é um clássico. Ainda que o sistema Android seja a causa da enorme velocidade de evolução nos smartphones, temos de admitir que há fatores a melhorar. Um deles é a atualização de software.

A Google não tem mão nos fabricantes de smartphones Android e isso leva-os a fazer o que querem e o que lhes apetece. Se os fabricantes atualizassem os seus equipamentos regularmente. Este não seria um problema.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei Mate 40 é tão popular que a fabricante não está a aguentar
  • Xiaomi: aspirador vertical Roidmi F8 Storm está com desconto fantástico! (tempo limitado)
  • Xiaomi Mi Box 4S acabou de conhecer uma inesperada rival! Nokia aposta no Android TV
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.