A OnePlus já está a preparar a chegada do OxygenOS 16, a sua interface que assentará sobre o recém-lançado Android 16. A boa notícia é que, segundo o site Gizmochina, o lançamento está para breve. A Google libertou o novo sistema operativo mais cedo este ano e a OnePlus tem tido versões de teste a rolar desde abril.
Ainda não há uma data de lançamento oficial para a versão estável, mas com base na política de atualizações transparente da marca, já é possível ter uma ideia muito concreta de quais os dispositivos que vão receber esta grande atualização. A lista inclui, como seria de esperar, os topos de gama mais recentes, mas também modelos Nord e até os tablets da marca.
Lista de telemóveis OnePlus elegíveis para o OxygenOS 16 (Android 16):
-
Série topo de gama OnePlus:
- OnePlus 13, 13s, 13R e 13T
- OnePlus 12 e 12R
- OnePlus 11 e 11R
-
Série OnePlus Nord:
- OnePlus Nord 4 e Nord 3
- OnePlus Nord CE 4 e Nord CE 4 Lite
-
Dobráveis e tablets:
- OnePlus Open
- OnePlus Pad e Pad 2
O que há de novo no OxygenOS 16?
As versões beta que têm sido testadas desde abril já levantaram o véu sobre as principais novidades que podes esperar no teu OnePlus:
-
Ecrã de bloqueio melhorado: as notificações agora aparecem empilhadas com uma pré-visualização do ícone da app e um contador. Terás também seis novos designs de relógio para personalizar o ecrã de bloqueio e o ecrã principal;
-
Definições rápidas com novo visual: o painel de definições rápidas está mais informativo, mostrando agora texto por baixo de vários dos ícones, como Wi-Fi e Bluetooth. A organização dos "atalhos" também foi melhorada, com categorias que os tornam mais fáceis de encontrar;
-
Mais controlo sobre a bateria: a funcionalidade para limitar o carregamento da bateria foi aprimorada. Em vez de poderes limitar apenas aos 80%, agora podes definir o limite para 80%, 85%, 90% ou 95%;
-
Pequenos retoques na interface: a gaveta de aplicações perdeu algum texto desnecessário e ganhou um novo menu de três pontos para selecionar e organizar apps. Os gestos de navegação (como "voltar atrás") estão mais antecipativos e há novos ícones de volume mais espessos nas definições.
A fonte refere ainda ter visto um novo "painel de jogo", semelhante ao do ColorOS da Oppo. No entanto, ainda não é certo se esta funcionalidade chegará à versão final do OxygenOS 16. A OnePlus deverá fazer um anúncio oficial sobre o calendário de lançamento nas próximas semanas.