Tens um Galaxy S21 ou Galaxy S22? Poderás ter estes recursos do Galaxy AI

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ultimamente, tem-se falado sobre a possibilidade da série Galaxy S22 da Samsung vir a receber recursos da Galaxy AI. Para além disso, parece que também os telemóveis de 2021 estão prestes a ser melhorados com recursos de Inteligência Artificial (IA).

De acordo com a Tech Radar, os dispositivos em questão são: Galaxy S21, Galaxy S21 Plus, Galaxy S21 Ultra, Galaxy Z Flip 3 e Galaxy Z Fold 3.

Com base num post feito na comunidade coreana da Samsung, um funcionário disse que a atualização One UI 6.1 pode chegar muito em breve. Nas palavras do próprio, é possível que os recursos de IA cheguem no “início de maio”.

A sugestão dada pelo funcionário corrobora um comentário feito anteriormente por TM Roh. O representante da Samsung Mobile chegou a referir que os recursos do Galaxy AI podiam chegar a “modelos anteriores”.

A série Galaxy S22 vai receber praticamente todos os atributos do Galaxy AI

Samsung Galaxy S21
Imagem Ilustrativa (via Worten)

Sobre os recursos de IA prestes a chegar a telemóveis da Samsung, o mesmo funcionário referiu que a série Galaxy S22, o Galaxy Z Fold 4, o Galaxy Z Flip 4 e a série Galaxy Tab S8 vão receber quase todos os atributos.

A única ferramenta que os telemóveis de 2022 não deverão receber é a de Instant Slow-Mo. Já os telemóveis de 2021, tal como refere a Tech Radar, apenas devem ter dois recursos de IA: Circle to Search e Magic Rewrite.

Uma razão atribuída para o facto de modelos anteriores terem menos recursos relaciona-se com a compatibilidade do Galaxy AI. A título exemplificativo, o Instant Slow-Mo confina-se ao Galaxy S24 e ao Galaxy S23, já que só estes têm hardware capaz de o receber.

Em termos mais técnicos, para o Instant Slow-Mo funcionar devidamente, implica-se um processamento de 16,6 milissegundos. O Galaxy S22 e o Galaxy S21, por não conseguirem suportar essa exigência, não receberão o recurso.

Chegou-se a colocar a hipótese do Galaxy S22 não ter nenhum recurso da Galaxy AI

De qualquer forma, as perspetivas são boas para os fãs da Samsung, até porque se colocou a possibilidade do Galaxy S22 não receber qualquer tipo de recurso do Galaxy AI.

Em janeiro, no Galaxy Unpacked 2024, chegou-se a equacionar a hipótese dos recursos de Galaxy AI ficarem apenas disponíveis nas versões mais recentes. Na altura, Patrick Chomet, representante da Samsung, referiu: “por enquanto, estamos a limitar o Galaxy AI aos dispositivos de última geração”.

Há algum tempo, a chegada do Galaxy AI ao Galaxy S21 parecia altamente improvável. Mesmo assim, os telemóveis em questão vão receber recursos de Inteligência Artificial. Isso pode fazer com que alguns proprietários de telemóveis Galaxy S20 sonhem com os recursos de IA. Contudo, espera-se que tal não vá acontecer.

Como refere a Tech Radar, já o Galaxy S21 está a levar ao limite as suas capacidades para integrar os dois recursos do Galaxy AI. Sendo o modelo S20 ainda menos evoluído, será de prever que o telemóvel em questão não receba nenhum recurso.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.