A temática é já recorrente com várias notícias a dar conta do perigo para algumas profissões atuais perante o advento da inteligência artificial capaz de automatizar e agilizar mais tarefas. São, portanto, questões cíclicas que voltam a aparecer nas manchetes a aquando de um novo e / ou grande desenvolvimento no seio da IA.
Aqui chegados, tivemos já opiniões diversas quanto ao real impacto da IA no mercado laboral. Em todo o caso, temos agora um novo estudo de um portal de emprego, versando sobre o impacto do ChatCPT de próxima geração, o GPT-4 e respetivas tarefas que este automatismo poderá fazer. Mais concretamente, o seu impacto e potencial de substituição para alguns dos postos atuais.
São vários os trabalhos que serão substituídos pela IA
O portal de emprego publicou uma nota informativa na qual são avaliadas várias situações do mercado laboral e potencial de substituição por robots, ou por soluções de inteligência artificial.
Para tal, perguntaram ao Chat GPT o que é capaz de fazer e apuraram também as efetivas habilidades e competências deste chatbot com o intuito de avaliar a sua adequação a determinados postos de trabalho.
Os resultados e conclusões são arrojados e não deixam lugar a dúvidas. Alguns postos de trabalho pode ser substituídos, em breve, por soluções automatizadas como as inteligências artificiais.
1. Estafetas, entregas e correios
Em primeiro lugar temos os estafetas e responsáveis por entregas. Assim que a IA conseguir guiar veículos autónomos, de forma eficiente e segura, legalmente tutelada, a necessidades para correios e estafetas dedicados pode cair para metade.
2. Caixas de supermercado / hipermercado
Em segundo lugar temos os caixas de supermercado. Os assistentes de loja responsáveis por fazer o check dos produtos na caixa dos respetivos estabelecimentos. Algo que muito em breve pode ser feito na íntegra por máquinas e soluções de IA.
3. Encarregado de Turno (gestor)
Por outro lado, um cargo já mais acima na escada laboral, os encarregados de turnos parecem também correr bastante perigo. Em causa está a habilidade do ChatGPT e soluções similares com base na IA para automatizar esta gestão de horários e respetivo controlo das jornadas laborais da demais massa de trabalhadores.
4. Serviços de atendimento ao Cliente
Igualmente em risco estão os profissionais de atendimento e assistência ao cliente. Há cada vez mais empresas a recorrer a soluções automatizadas para várias tarefas relacionadas com o pós-venda e apoio ao cliente, com a IA a ser aqui prevalente.
Há ainda mais postos de trabalho em risco de desaparecer perante o aprimoramento e aparecimento de mais soluções de IA. Entre estas destacamos as seguintes, apontadas no estudo em apreço:
- Estafetas e gestores de entregas
- Assistentes de caixa
- Auxiliares de medicina
- Vendedores, comerciais
- Chefes ou encarregados de turnos
- Técnicos variados
- Serviços de assistência e apoio ao cliente
- Assistente administrativo
É certo que existirão muitos pontos de contradição face a estas conclusões. Aliás, temos vários peritos a aconselhar bastante calma perante estas notícias. Em todo o caso, certo é que as capacidades da IA continuam a aumentar e, pelo menos, a poder libertar-nos mais tempo para outro tipo de tarefas.
Em qualquer caso, é seguro dizer que de momento estamos numa época vibrante, com a Inteligência Artificial a potenciar uma nova revolução tecnológica. Cabe-nos a nós, por fim, guiar para o melhor dos destinos o real impacto positivo destas novas soluções.
Editores 4gnews recomendam: