Ao que tudo indica, foi implementada uma nova rede de carregamento de carros elétricos, nos Estados Unidos. Esta foi colocada na cidade de Nova Iorque pela marca Gravity e é um pouco diferente do comum.
Quer isto dizer que os postos de carregamentos são como uma espécie de “árvore”, no meio da rua. De acordo com a Electrek, o início vai ser comedido mas os objetivos são bem definidos e ambiciosos: ter uma rede maior que a Supercharger da Tesla.
Os carregadores têm uma grande velocidade face à concorrência
Se assim será ou não, só o tempo dirá. No entanto, é curioso que a Gravity ainda está nos seus primórdios. A empresa começou a apostar nesta área em 2021, quando lançou uma frota de táxis 100% elétricos.
Já na altura, a Gravity queria ter uma forma de ajudar os táxis a carregarem de um modo mais simples. A ideia passou a objetivo e, em outubro de 2023, a empresa acabou por lançar um conjunto de carregadores de 500 kW.
Aparentemente, foi dos carregadores mais rápidos alguma vez vistos. Isso fez com que gerasse atenção dentro do setor. Por falar em atenção, quem não deixou escapar foi a Google Ventures (GV) que acabou por financiar a marca por valores que não se conhecem.
O mote estava dado e, face ao investimento, a Gravity começou a fazer uma aposta maior neste tipo de carregadores. Segundo a mesma fonte, começaram a lançar dezenas de carregadores deste género nos Estados Unidos.
Para além disso, foi cumprido outro grande objetivo da marca: criar um centro de carregamento. Este foi inaugurado em março de 2023, em Manhattan, e contempla 24 exemplares deste tipo de carregador.
O CEO da Gravity acredita que será a maior rede de carregadores dos Estados Unidos
Agora, a novidade é mesmo o facto dos carregadores parecerem árvores. No entender da marca, isso facilita ainda mais a vida dos motoristas e permite uma instalação sem grandes dificuldades.
Como se pode ver na imagem exposta acima, estas “árvores” têm uma espécie de ramo, que permite a ligação ao carro elétrico. No fundo, é uma espécie de poste de eletricidade, só que também serve de posto de abastecimento.
“Infelizmente, muitos procuram um carregamento obsoleto de nível 2 durante a noite com cabos que bagunçam as calçadas e que não atendem às necessidades. Os motoristas de veículos elétricos exigem e merecem muito melhor. Este produto poderá tornar-se na maior rede de carregamento rápido da América, eclipsando até mesmo a rede Supercharger” - considera o CEO da Gravity, Moshe Cohen (via Electrek).
Posto isto, fica a questão: em termos práticos, qual a oferta deste tipo de carregadores? Estes são capazes de oferecer até 320 quilómetros de alcance, apenas com 13 minutos de carregamento (200 kW) ou até mesmo 5 minutos (500 kW).
Os números são bastante superiores ao que se vê nos Superchargers da Tesla, a funcionar em terras nova-iorquinas. Aí, a capacidade ronda entre os 72 kW e os 150 kW. Resta esperar para ver se o objetivo da Gravity é mesmo cumprido ou não.