Um estudo realizado pela empresa irlandesa Switcher.ie revela-nos quais são os países europeus onde a fatura do carregamento de um carro elétrico é superior. Entre os 38 países analisados, Portugal posiciona-se no 11.º posto.
Isto coloca Portugal mais próximos dos países onde é mais caro carregar um elétrico em casa do que no leque daqueles onde é mais barato. Segundo os dados deste estudo, o país onde a fatura é menor é na Turquia.
Portugal cobra, em média, 17,14 € por cada carregamento completo
O estudo realizado por esta empresa irlandesa trouxe-nos um apanhado dos custos do carregamento de um carro elétrico em casa. Entre os dados recolhidos temos o preço de um carregamento completo, o preço por quilómetro ou preço por 100 km.
Com efeito, Portugal posiciona-se na 11.ª posição desta tabela com um custo de 17,14 € por cada carregamento completo. Já se o objeto de análise for o preço por quilómetro, o valor ronda os 0,26 €.
Espanha não fica muito distante de nós, ainda assim, com valores um pouco mais acessíveis. No país vizinho, o carregamento total de um elétrico ronda os 15,71 €.
No topo da tabela, ou seja, onde é mais caro carregar um elétrico, surge a Alemanha. Neste país, o custo de um carregamento completo ronda os 25,73 € ou os 0,39 € por quilómetro.
Segundo os dados revelados pela empresa Switcher.ie, é na Turquia onde é mais económico carregar um elétrico. Neste local, o valor de um carregamento completo é de apenas 4,05 €.
Carregar um elétrico continua a ser mais barato que abastecer um carro a combustão
Embora Portugal surja entre o leque dos países onde é mais caro carregar um elétrico, os valores continuam a compensar face a um carro a combustão. Na última categoria, os custos podem facilmente ser mais do dobro.
O diferencial existente entre os vários países europeus analisados é influenciado por vários fatores. O tipo de energia utilizada, os impostos ou até os incentivos foram tidos em conta para o apuramento dos valores divulgados.
Para chegar aos mesmos, a empresa responsável pelo estudo multiplicou a capacidade das baterias pelo preço da eletricidade doméstica em cada um dos países analisados. Estes basearam-se nos dados do Eurostat divulgados a 25 de abril de 2025.