Telescópio Euclid já chegou ao destino e mostra as primeiras imagens incríveis

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

O Telescópio Euclid já terminou a sua viagem e começa agora a missão que o levou ao seu destino.

As primeiras imagens enviadas pelo telescópio, ainda que sejam de teste, superam as expetativas da ESA que acredita agora que o equipamento vai irá ainda mais longe na sua missão.

Os instrumentos do telescópio Euclid vão permitir desenhar um mapa das galáxias no Universo

imagem captada pelo telescópio Euclid
Crédito@ESA/Euclid/Euclid Consortium/NASA

Ainda que faltem alguns meses para começar efetivamente a sua missão, o telescópio Euclid está já acomodado no seu destino e iniciou os testes a todos os seus instrumentos. Resultado: a ESA está maravilhada com o funcionamento do telescópio e acredita que poderá superar o objetivo inicial.

Tudo porque as primeiras imagens de teste enviadas pelo telescópio foram consideradas pela Agência Espacial Europeia como “fascinantes”. E efetivamente o céu negro povoado de estrelas e aglomerados estelares e galáxias impressiona qualquer um.

O telescópio Euclid conta com dois instrumentos distintos: VIS e NISP. O primeiro tem a missão de captar imagens de milhares de milhões de galáxias para medição das suas formas. Este é um trabalho especialmente minucioso, visto que algumas galáxias estão escondidas entre as estrelas.

Já o Near-Infrared Spectrometer and Photometer ou NISP está preparado para registar, em luz infravermelha, as imagens de galáxias e medir a quantidade de luz das mesmas. O trabalho combinado destes dois instrumentos vai permitir que os investigadores desenhem um mapa da localização das galáxias presentes no Universo e de como essa localização vai mudando à medida que o tempo passa.

Recorde-se que o Euclid foi lançado no passado dia 1 de julho e que atualmente o telescópio encontra-se estacionado no ponto de Lagrange 2, a mesma zona do James Webb, ainda que este esteja numa órbita diferente.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt