Telemóveis vendidos na Rússia terão de promover "valores tradicionais". Entende

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança a Reuters, a autoridade russa antimonopólio emitiu guias para as empresas criarem software móvel que saliente e promova valores morais e espirituais russos. Estas guias foram emitidas na sequência de uma lei assinada pelo presidente Putin que requer que todos os telemóveis, computadores e Smart TVs tenham software russo pré-instalado.

O objetivo é que todos os telemóveis tenham software que ajude a preservar os valores tradicionais russos. Contudo, nem as autoridades ou o governo especificaram que valores são esses, ou que género de software virá pré-instalado.

Em relação a janelas temporais, a nova lei entrará em vigor no verão de 2020. Já as guias para criação de software considerado apropriado para os cidadãos russos serão terminadas no final do mês, sendo submetidas para aprovação do governo em março.

Uma medida drástica que interfere com liberdades individuais

De forma semelhante à China, a Rússia tende a restringir bastante o acesso à internet aos seus cidadãos. Nos últimos meses, a Rússia tem emitido pedidos à Google para apagar resultados de pesquisas, chegando a levar a empresa ao tribunal.

Além disso, o governo russo requer que todas as redes sociais utilizadas no país armazenem dados em servidores locais. Empresas como o Facebook, por exemplo. Esta última medida é compreensível, dado o histórico complicado que o Facebook tem com privacidade.

Contudo, este é um exemplo extremo do governo a interferir na vida pessoal dos cidadãos. Imagina um futuro onde compras um telemóvel e as aplicações pré-instaladas estão recheadas de propaganda política ou promoção de valores. Por mais que a Rússia queira "proteger" os valores morais do país, cabe a cada cidadão decidir o que instalar no telemóvel.

Editores 4gnews recomendam:

  • Facebook processado (mais uma vez) na Europa! Entende porquê
  • iPhone com porta USB-C? Apple diz que afetaria inovação
  • Motorola pode estar a preparar concorrente aos Galaxy Note! Entende
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.