Telegram: alternativa ao WhatsApp fecha o ano repleto de novidades!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A plataforma de comunicações instantâneas Telegram é uma das melhores alternativas ao WhatsApp. Aliás, esta app de mensagens está cada vez melhor com o leque de novidades que chega agora à versão 8.4 (estável) para dispositivos móveis Android.

Após ter introduzido um rol de novidades na versão de testes (beta) para Android, a Telegram faz agora chegar estas melhorias à versão estável para Android e iOS. Como tal, damos agora a conhecer as melhorias originais, bem como algumas inspiradas na concorrência.

Em primeiro lugar temos o suporte para alerta de spoilers no texto, bem como reações rápidas às mensagens com emojis, traduções, além de mais emojis animados. As alterações foram dadas a conhecer pelo Telegram através do seu blog oficial.

Há excelentes novidades a chegar à plataforma Telegram

Reações. A última grande atualização de 2021 traz reações, tradução de mensagens, códigos QR com temas, texto oculto (spoilers), e mais. A partir de agora, temos alguns emojis disponíveis como reações para partilhar o feedback sem ser necessário escrever uma nova mensagem.

Para tal basta dar dois toques numa mensagem para enviar, por exemplo, uma reação rápida (like). Para mais reações temos que tocar uma vez na mensagem (ou tocar e segurar, no iOS). Em seguida, cada reação aparece com a sua própria animação.

Dica: é possível alterar a reação rápida predefinida para outro emoji nas Configurações. Mais concretamente, no Android: Configurações de Chats > Reação Rápida. iOS: Stickers e Emojis > Reação Rápida.

Os alertas de Spoiler chegam aos chats do Telegram

Especialmente útil sempre que um novo sucesso de Hollywood (ou da Netflix) é publicado, a Telegram introduziu os alertas de spoiler para não estragar a surpresa aos demais participantes.

Para tal, temos apenas que selecionar qualquer parte do texto ao escrever e escolha a nova formatação de 'Spoiler'. Em seguida esta opção irá ocultar a parte selecionada da mensagem na conversa, bem como na lista de conversas e nas notificações.

Por fim, quando estiverem preparados para ver o que está oculto, toque no spoiler para revelar o texto.

Tradução de mensagens já disponível no Telegram

Em terceiro lugar temos um recurso de acessibilidade a chegar à plataforma Telegram útil para chats de grupo e / ou canais com participantes de vários países e / ou idiomas.

A saber, temos agora a capacidade de traduzir qualquer mensagem para outro idioma, diretamente através da app de mensagens.

Para tirar partido deste recurso temos que aceder às Configurações. Mais concretamente, Configurações > Idioma adiciona um botão Traduzir dedicado ao menu das mensagens quando selecionamos uma mensagem.

O novo recurso também permite ignorar idiomas que falemos fluentemente - nestes casos esconderá o botão de traduzir para as mensagens esses idiomas.

Códigos QR chegaram ao Telegram

A versão Telegram 8.4 para Android adiciona também os códigos QR personalizados que podem ser partilhados com qualquer pessoa que tenha um nome de utilizador público. O mesmo se aplica a um grupo público, ou canal de cariz público.

Temos, também a possibilidade de personalizar este código QR de partilha rápida com cores e texturas que pode ser obtido a partir das Configurações.

Mais emojis interativos e atalhos para macOS

Para personalizar as mensagens temos novos emojis interativos com efeitos que variam bastante consoante a figura escolhida. Estes elementos podem ser enviados em conversas no privado através do Telegram.

Além disso, também temos novos menus (novo design) na aplicação Telegram para macOS. São igualmente apresentadas algumas dicas de atalhos e ícones animados para esta aplicação.

Por fim, esta atualização chegará de forma gradual e faseada aos mais variados utilizadores da aplicação Telegram para Android e iOS.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22 Ultra deslumbra em novas imagens com a S Pen
  • Cuidado! Descoberto esquema fraudulento na App Store que lesou milhões de utilizadores
  • 3 bons smartphones Xiaomi para começar o Ano Novo em grande!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.