Telegram - Atualização para Telegram 4.1 traz importantes funções!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A par do Porque é que a Apple não chamará o próximo iPhone de “iPhone 8”

Esta atualização para a versão 4.1 surge poucos dias depois da Rússia ter pressionado seriamente esta App, ameaçando mesmo bloquear os seus serviços naquele país. O ultimato foi feito pelo FSB, o serviço de segurança russo que no passado dia 26 de junho acusou o Telegram de ser usado por terroristas. Em causa estaria o alegado uso da Telegram para orquestrar os ataques em solo russo. A reação das autoridades russas foi simples e direta. Ou este aplicativo de mensagens mudava, ou seria bloqueado.

Rússia vs Telegram?

As preocupações do governo russo prendiam-se com a possibilidade de os terroristas poderem criar salas de chat secretas e com um elevado grau de criptografia. Especificamente o FSB, agência governamental que sucedeu ao KGB com o fim da era soviética intensificou a pressão ao Telegram e exigia que o serviço de mensagens entregasse informações à agência de regulamentação russa de comunicações, a Roskomnadzor. Até ao momento o Telegram recusou qualquer cedência de dados.

Em resposta ao Kremlin, Pavel Durov, fundador do Telegram afirmou que mesmo que a empresa ceda as chaves que permitam ao serviço de segurança russo descriptografar as mensagens enviadas para, em última análise, detetar atividades suspeitas, isso só faria com que os terroristas utilizassem um dos muitos concorrentes do Telegram que oferecem uma criptografia de ponta a ponta.

As novidades do Telegram 4.1

Com a controvérsia como pano de fundo, eis que chega a nova versão 4.1 para o sistema operativo iOS da Apple, Android da Google e até para a versão PC. Vejamos as novidades!

Em primeiro lugar, para o sistema operativo de Cupertino o Telegram 4.1 conta agora com uma experiência melhorada ao partilhar ficheiros, arquivos e informações com outras aplicações. Podes agora adicionar comentários enquanto partilhas e, mais ainda, podes partilhar conteúdos com mais do que um contacto de cada vez.

Esta atualização para Telegram 4.1 vem facilitar e agilizar a partilha de conteúdos. Agora, em vez de ter que partilhar, por exemplo uma foto, com um contacto de cada vez podes selecionar logo os destinatários pretendidos. Podes ainda adicionar texto (comentário) ao conteúdo partilhado. Pequenos detalhes que tornam a experiência de utilização da App ainda mais intuitiva e prática no dia-a-dia.

Telegram 4.1 com novidades para iOS e Android

Especialmente para os utilizadores de iOS terás agora opções adicionais ao utilizar o 3D Touch do teu dispositivo. Entre estas opções terás agora a possibilidade de tirar uma fotografia ou gravar um vídeo sem ter que sequer abrir o Telegram.

Para o sistema operativo Android também temos novidades com a versão 4.1. Poderás agora utilizar o Android Pay para fazer pagamentos (Bot Payments). Mais ainda, agora poderás ver os vídeos e fotografias enquanto os partilhas através do Telegram 4.1.

Esta atualização traz ainda novas funcionalidades anti-censura. Novas ferramentas como a possibilidade de definir um servidor Proxy na seção das Definições em "Informação e Armazenamento". Esta parece ser a resposta do Telegram às recentes pressões que poderiam colocar em causa a liberdade de expressão e a privacidade dos utilizadores.

Grupos no Telegram 4.1

Temos ainda várias melhorias, opções de controlo e gestão dos membros nos grupos de conversa. Especialmente para os grupos de maiores dimensões serão funcionalidades bem vindas. Eis um exemplo:

Com efeito, outra das grandes novidades encontra-se nos super-grupos. Estes grupos de chat (bate-papo) podem contar com um máximo de 10 mil utilizadores. Números que tornam necessário um bom controlo por parte dos administradores.

Agora com a versão 4.1 os Admins. passam a usufruir de controlos mais específicos dentro do grupo. Desde selecionar e definir o que é que os outros administradores podem fazer dentro do grupo. Prevenir que certos utilizadores tenham certas ações como enviar mensagens, imagens, vídeos, autocolantes, e muito mais.

Os administradores que não queiram banir definitivamente um utilizador dos super-grupos poderão fazê-lo agora graças à restrição detalhada das permissões. Portanto podes impedir X membro de efetuar Y ações. Este controlo é agora ainda mais pormenorizado como podes ver pela imagem acima. Crédito - Telegram.org.

Telegram ou WhatsApp - Qual o teu favorito?

Poderão até impedir que alguns membros vejam a atividade dos Admins nas Acções Recentes na página dos administradores. Controlos cada vez mais pormenorizados para agilizar as tarefas dos administradores. Ferramentas úteis que tornam este serviço de mensagens ainda mais versátil e "amigo" do utilizador. Estas funcionalidades chegarão também, ainda que parcialmente, à versão para computador deste serviço de mensagens instantâneas.

Resta agora saber, ou melhor, perguntar, qual é o teu serviço de mensagens favorito? Preferes o WhatsApp ou o este? Este último tem crescido bastante, tanto em número de utilizadores como em funcionalidades e este update para Telegram 4.1 vem reforçar esse crescimento. Visando sempre a satisfação dos utilizadores vemos uma clara afirmação da sua privacidade e manutenção do direito à liberdade de expressão. Não te esqueças de atualizar já a tua App.

Outros assuntos relevantes

Sharp lançará dois novos terminais com ecrãs sem extremidades

f.lashes – Pestanas com LED’s, será este o futuro da moda?

Meizu Pro 7: Novas fotos revelam ecrã secundário a cores!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.