À semelhança de marcas como Samsung, Xiaomi, Huawei e Motorola, a TCL não quer ficar atrás na "corrida" aos telemóveis dobráveis. Desta forma, a fabricante chinesa registou uma patente que mostra um telemóvel com um ecrã extensível.
A patente foi registada no Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia, indicando que eventualmente tal telemóvel seria comercializado no continente europeu. Assim sendo, a TLC (proprietária da Alcatel e BlackBerry) já está a passos para apresentar um equipamento fora do comum.
A verdade é que não se trata de um ecrã dobrável de facto mas sim de um ecrã extensível. Quando fechado, o equipamento é fino. No entanto, conforme a necessidade do utilizador, o mesmo pode "puxar" e estender o ecrã, aumentando a sua área de visualização. O princípio é o mesmo que o Galaxy Fold e tantos outros dobráveis mas com uma mecânica diferente.
Contudo, não é claro como exatamente irá a TCL concretizar um ecrã extensível. É provável que a marca opte por um mecanismo onde o segundo ecrã que estende esteja escondido até ser puxado. Não são observáveis quaisquer botões lterais excepto o de ligar e desligar.
Finalmente temos a configuração de câmara que parece ser um típico módulo de 4 lentes. O flash também está incorporado na barra lateral. Além de extensível, o ecrã parece também ser curvo estilo "cascata", transbordando para a moldura do equipamento e ocupando 50% do espaço lateral do telemóvel.
2020 será o ano dos ecrãs flexíveis
2019 já marcou o início da aposta das empresas em equipamentos com ecrãs flexíveis como o Galaxy Fold e o Mate X. As empresas irão certamente continuar a apostar pois já estão confirmados os Galaxy Fold 2, Mate Xs e Mate X2, que serão apresentados durante este ano.
Editores 4gnews recomendam:
- Huawei P40 Lite: ecrã confirma o design do smartphone
- Xiaomi Mi Notebook 2020: vem aí uma mudança de design
- Samsung Galaxy Fold 2 deve ter carregamento ‘super’ rápido. Sabe os detalhes