TCL mostra smartphone que combina duas tecnologias revolucionárias (vídeo)

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Foi durante o certame tecnológico DTC 2021, a decorrer na China, que a TCL revelou um protótipo do seu smartphone mais revolucionário de sempre. Este combina um ecrã dobrável e extensível no mesmo equipamento.

A notícia foi divulgada primeiramente por Fold Universe, no Twitter, mas rapidamente espalhou-se para outros meios de comunicação. E se és amante de tecnologias disruptivas, não ficarás indiferente a este dispositivo.

TCL desvenda um smartphone com ecrã dobrável e extensível

Os smartphones dobráveis já fazem parte da nossa realidade e o próximo passo parece ser desenvolver produtos capazes de esticar e encolher esse componente. No entanto, poucos imaginariam que alguém enveredasse pelo caminho de unir ambas as tecnologias no mesmo produto.

Foi precisamente isso que a TCL desenvolveu e já mostrou ao mundo o seu protótipo. O cariz experimental deste equipamento é facilmente percetível no vídeo que divulgamos acima.

Nele vemos aquilo que, inicialmente, aparenta ser um smartphone dobrável. Mas a magia acontece quando é acionado o motor que expande o ecrã do equipamento para a sua esquerda.

Ou seja, no mesmo vídeo, vemos as três posições em que este protótipo pode ser utilizado. Em primeiro lugar, temos um ecrã exterior de 6,87 polegadas. Quando aberto este salta para um painel de 8,55 polegadas, que pode ainda ser expandido para as 10 polegadas.

Em suma, esta é a idealização de um dispositivo 3 em 1 que pode oferecer a experiência de um tablet num produto que cabe no bolso. Contudo, o facto de o seu software ainda não estar devidamente otimizado atesta que o equipamento ainda não está pronto para ser comercializado.

Em boa verdade, nada nos garante que este smartphone venha, algum dia, a ser disponibilizado para o público. O facto de a TCL nos ter mostrado o seu protótipo não garante que o transforme num produto pronto para venda.

Uma nota ainda para a expectável fragilidade de um equipamento com esta tecnologia. Com tantos componentes que "se mexem", cresce a inquietação relativamente à sua durabilidade.

O salto está dado e a TCL mostrou-nos que é possível unir duas tecnologias disruptivas no mesmo equipamento. Temos agora de aguardar para ver se algum dia teremos um smartphone como este no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

  • Estas fotos foram captadas pelo primeiro smartphone Android 12 e Snapdragon 8 Gen 1
  • Xiaomi Redmi 10 2022: novos segredos do smartphone barato
  • WhatsApp reforça a privacidade dos seus utilizadores com esta novidade
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.