Por ocasião do evento SID 2024, a TCL volta a ter as atenções do mercado tecnológico centradas em si. A razão para isso é a apresentação do primeiro smartphone tri-dobrável do mundo.
Este novo formato de dispositivo dobrável está a ser explorado por várias empresas, nomeadamente a Samsung. Contudo, a TCL é a primeira marca a transitar do conceito para um produto pronto para venda.
TCL puxa os limites da inovação tecnológica com o seu novo smartphone dobrável
Para quem não está familiarizado com este conceito, um smartphone tri-dobrável apresenta dois eixos de dobra. Isto significa que o seu ecrã pode ser dividido em três setores, contrariamente aos dois que domina atualmente este segmento de mercado.
O primeiro protótipo deste tipo de equipamento da TCL surgiu em 2019. Volvidos cinco, anos temos o primeiro produto funcional e que em breve será disponibilizado para o mercado.
Quanto totalmente aberto, este smartphone da TCL oferece um ecrã com 7,85 polegadas. Uma dimensão que abre novas possibilidades de utilização, algo que atenua a linha que separa um smartphone de um tablet.
A TCL chama este ecrã de "Free-type" com alusão à maior versatilidade que o mesmo oferece aos seus utilizadores. Como já explicado, este permite colocar o smartphone em três posições: totalmente aberto, ponto "Z" e ponto "G".
A espessura do equipamento foi uma das preocupações da TCL no desenvolvimento deste produto. Para não o sacrificar em demasia, a empresa implementou um painel com uma espessura de apenas 427 microns.
Já que estamos a falar do seu ecrã, este conta com a já conhecida tecnologia LTPO. Isto garante uma experiência visual mais fluída com uma taxa de atualização variável entre 1 Hz e 120 Hz.
Por baixo do mesmo estão vários sensores que suportam a sua tecnologia de reconhecimento facial 3D. Já a sua densidade de pixels por polegada de 420 mantém-se uniforme por todo o painel.
Quando poderão os utilizadores ter este arrojado smartphone em mãos?
Por enquanto, ainda não é possível responder a esta questão. A TCL não divulgou os seus planos para a produção em massa e lançamento deste arrojado smartphone dobrável.
Ainda assim, a sua apresentação irá certamente ter efeito no mercado tecnológico, obrigando as suas rivais a acelerar o desenvolvimento dos seus concorrentes. Portanto, o futuro dos smartphones dobráveis está mais promissor após esta revelação.