Nos dias que correm, são poucos os smartphones que se destacam ou têm características únicas. Principalmente quando falamos do segmento de smartphones em torno dos 200 €, não esperamos encontrar equipamentos que se destaquem. Mas o TCL 40 NXTPAPER é um desses casos raros.
TCL 40 NTXPAPER
Ecrã: 6,78" IPS LSD 90 Hz
Processador: Mediatek Helio G88 (12nm)
RAM: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmara: 50 MP
Bateria: 5010 mAh com carregamento rápido de 33 W
Lançamento: agosto 2023
Este smartphone chegou ao mercado com a tecnologia NTXPAPER da TCL. Esta tecnologia confere ao equipamento um ecrã com acabamento mate que combinado com software pretende ser algo mais próximo à experiência do papel. Curioso? Testei-o durante duas semanas e agora conto-te as minhas conclusões.
Unboxing
A experiência de unboxing deste smartphone começa por se fazer com uma caixa diferente em forma de livro. Por isso, esta tem dois compartimentos, onde encontras num deles o smartphone e no outro o cabo para carregamento.
Apesar do espaço de sobra na caixa, não encontras nesta um acessório esperado por muitos consumidores: carregador.
Design e construção: bonito e leve
No seu aspeto, o TCL 40 NXTPAPER é um smartphone bastante atraente. Nesta versão de teste apresenta-se com um acabamento fosco, em plástico azul escuro. E quando lhe incide o sol, a tendência é para esse azul clarear.
Apesar de se notar que os acabamentos são em plástico, é um smartphone que transmite uma boa sensação de construção na mão. E apesar de ser um smartphone relativamente grande, tem uma espessura de apenas 7,9mm e peso de 195 gramas que fazem com que assente bem na mão.
Podes contar com um sensor de impressões digitais no botão de ligar/desligar na lateral e ainda a possibilidade de colocares dois cartões SIM e um cartão microSD para expandir o armazenamento.
Ecrã: papel? Quase…
O grande destaque deste smartphone é o seu ecrã. E não é por este ser um painel IPS LCD com resolução de 1080 por 2460 pixeis e taxa de atualização de 90 Hz. É mais pelo acabamento do mesmo, que pretende transmitir uma experiência semelhante à do papel.
Este é um ecrã que pretende fornecer-te uma experiência de leitura superior à dos outros smartphones. Com melhor controlo do brilho, baixa luz azul e anti-reflexos, posso dizer-te que este é seguramente o melhor smartphone que já testei para ler.
Notarás que tem um acabamento fosco e isso torna-o bastante mais prazeroso de usar em ambientes com pouca luz, por poder oferecer uma experiência semelhante à de e-readers. E com a tecnologia NXTPAPER embutida, é possível alternares entre os modos de papel colorido e papel de impressão (a preto e branco).
Embora este ecrã seja excelente para leitura, existem alguns pontos que deves ter em conta. Quando estás em ambientes com muita luz, podes sentir que esta tecnologia te limita alguma da visualização no smartphone. E se usares óculos de sol polarizados, ao virar o smartphone no modo paisagem, o ecrã escurece bastante.
Interface: uma experiência complementar ao ecrã
Como te disse acima, o software complementa o hardware. Por isso, poderás ativar o modo NXTPAPER através das definições rápidas do dispositivo. Nesse modo terás cores mais esbatidas, para te proporcionar uma melhor experiência de leitura. E poderás ver tudo a preto e branco.
A interface da TCL ainda é baseada no Android 13 e não há para já novidades quanto ao Android 14. Além disso, é de realçar que o equipamento chega com muitas aplicações pré-instaladas que seriam dispensáveis. Mas regra geral é uma boa experiência sem erros e com personalização na dose certa por parte da marca.
Desempenho: não é exuberante, mas cumpre
No desempenho não deves esperar milagres deste equipamento. Afinal conta com o processador Helio G88, da MediaTek, que para os padrões atuais deve ser considerado de gama de entrada. Embora cumpra, este não é um smartphone para tarefas pesadas ou jogos muito exigentes.
O facto de ter taxa de atualização de 90 Hz torna-o mais fluido, mas nota-se alguma travadinha aqui e ali. Isso não faz dele um smartphone lento, mas apenas mais limitado. Onde não é nada limitado é na RAM, que é de 8 GB e no armazenamento, que é de 256 GB. Como já referi, esse armazenamento é expansível.
Áudio: bastante competente
O segmento de áudio é um daqueles onde este smartphone é bastante competente. Tem altifalantes estéreo, que já são uma exigência comum entre equipamentos desta faixa de preço. E só notarás distorção se puxares muito pelo volume.
Um ponto positivo, para quem ainda gosta de usar auriculares com fios, é a presença de entrada para jack 3,5 mm. No campo das chamadas não tive quaisquer problemas, sendo ouvido e tendo ouvido perfeitamente quem estava do outro lado.
Câmaras: satisfaz na fotografia, desilude no vídeo
As câmaras são um setor onde este smartphone cumpre, sem deslumbrar. Tem uma câmara principal de 50 MP, acompanhada por uma lente ultrawide de 5 MP e macro de 2 MP. De realçar que não tem estabilização de imagem.
Isto significa que, para vídeo, vai ser sempre um smartphone onde vais contar com algumas limitações em termos de estabilização. Para fotografia, a conversa é outra, já que cumpre bem se usares a câmara principal.
Tira registos satisfatórios durante o dia e também se safa em algumas fotografias à noite. Se quiseres tirar apenas algumas fotografias ocasionais, não terás problemas alguns com o dispositivo.
Os registos captados com a câmara frontal de 32 MP também são de qualidade satisfatória. É um smartphone competente tanto para selfies como para videochamadas.
Bateria: autonomia pode chegar aos dois dias
A bateria é um dos pontos fortes deste equipamento. São 5000 mAh de capacidade, que se podem traduzir facilmente em dois dias de utilização em uso médio a leve. Se fores um utilizador mais intensivo, não deverás ter quaisquer problemas em chegar ao final do dia com alguma carga.
O carregamento é de 33 W, o que significa que demora pouco mais de uma hora a carregar (nada de problemático). Um ponto menos positivo, é que pelo menos nesta unidade de teste não vinha qualquer carregador incluído na caixa e apenas o cabo USB-C para USB-C.
Veredicto: é (quase) tudo sobre a experiência de ecrã
Se és daqueles que lê muito no smartphone, este é seguramente um smartphone que deves considerar. O acabamento fosco e a tecnologia NXTPAPER da TCL fazem com que este seja um smartphone com um ecrã único.
No entanto, o desempenho não deslumbra, traz algumas aplicações pré-instaladas que são desnecessárias, não traz carregador na caixa e as câmaras não possuem estabilização. Ainda assim, podes contar com boa autonomia de bateria e o desempenho de 256 GB expansível dará para guardares muita coisa no equipamento.
Pode dizer-se que neste TCL 40 NXTPAPER é quase tudo sobre a experiência de ecrã. Tendo em conta os pontos menos positivos que enumerei, se experiência de leitura no smartphone for uma prioridade para ti, este é um dispositivo que deves considerar.
TCL 40 NTXPAPER
Ecrã: 6,78" IPS LSD 90 Hz
Processador: Mediatek Helio G88 (12nm)
RAM: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmara: 50 MP
Bateria: 5010 mAh com carregamento rápido de 33 W
Lançamento: agosto 2023
Outras reviews que te podem interessar: