Taopatch: o misterioso dispositivo usado por Djokovic de que toda a gente fala

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

Chama-se Taopatch, e é um dos dispositivos tecnológicos mais falados nos últimos tempos. A razão? Tem sido usada pelo recordista de semanas no topo do ranking mundial masculino de ténis, Novak Djokovic.

O popular tenista usou este dispositivo acoplado ao peito com um adesivo no torneio de Wimbledon e no seu 23.º título do Grand Slam de singulares masculinos no Open de França. Que dispositivo é este, e por que Djokovic o tem usado enquanto joga, é o que tentamos perceber.

The 'Iron Man' device Novak Djokovic may wear at US Open - and what experts make of it https://t.co/eVX48noPSk

— Sky News (@SkyNews) 28 de agosto de 2023

O que é o Taopatch, segundo os criadores

Para começar, o TaoPatch é referido como sendo um dispositivo de nanotecnologia vestível (vulgo, wearable), patenteado que “combina acupuntura e fototerapia”. A empresa italiana que o criou chama-se Tao Technologies, e afirma que este contém camadas de nanocristais.

Estes “capturam o calor do corpo e convertem-no em impulsos de luz muito fraca”. Assim são emitidos em pontos específicos do corpo. O resultado desta luz pretende “estimular o Sistema Nervoso Central e melhora a comunicação deste com o resto do corpo”.

Segundo a Tao Technologies, o uso deste dispositivo traz vários benefícios para a saúde “desde um melhor balanço e postura a melhor qualidade de sono, foco, desempenho atlético e alívio de dores”. Este usa o calor do corpo para se carregar a si próprio (nada de baterias), é à prova de água, e tem um tempo de vida estimado de 2 anos e meio.

Djokovic descreve o Taopatch como “o maior segredo da sua carreira”

Citado pelo Daily Express, Djokovic afirma que os benefícios trazidos por este dispositivo são o “maior segredo da sua carreira”. Em jeito de brincadeira, o tenista de 36 anos confessou: “Quando eu era criança gostava muito do Homem de Ferro, então tento imitá-lo”.

O dispositivo é vendido pela empresa a partir de 276 €, e esta afirma que é considerado um dispositivo médico na União Europeia, mas carece de regulação nos Estados Unidos. No entanto, os especialistas questionam a credibilidade deste “dispositivo de upgrade humano”.

Especialistas desconfiam dos benefícios do Taopatch

À Sky News, o neurologista Brandon Beaber afirma que os referidos estudos podem sugerir “um pequeno benefício” anedótico. No entanto, os mesmos não possuem confirmação quanto a tratamento de esclerose múltipla.

O professor Edzard Ernst, da Universidade de Exeter, refere que as afirmações da Tao Technologias não possuem “evidências sólidas". Este vai mais longe e refere que “os princípios apresentados vão contra a ciência”, e que qualquer benefício de Djokovic viria “totalmente de efeito placebo”.

À data de escrita, Djokovic ainda não foi impedido de usar o dispositivo em competição. O que significa que as entidades reguladoras não acreditam que existam “vantagens tangíveis” em usá-lo. Quanto a Djokovic, tem um histórico neste campo. O tenista não só afirmou no passado acreditar que existem pessoas com poderes telepáticos, como se recusou a tomar a vacina contra a Covid-19, que o levou a falhar vários torneios. Não existem registos de outros atletas que já usem o Taopatch.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.