A privacidade é um dos temas mais relevantes atualmente, sobretudo após a revelação de vários escândalos de espionagem. Um dos principais veículos para essas práticas são os nossos smartphones, já que estes andam sempre connosco.
Se, por alguma razão, desconfias que alguém anda a espiar o teu smartphone, a boa notícia é que poderás despistar essa prática. Para tal, deixamos-te agora com alguns sinais que o teu telefone pode dar caso sejas uma vítima disso.
1 - Aplicações estranhas instaladas no teu smartphone
Um método simples para despistar espionagem no teu smartphone é observar a lista de aplicação. Se encontrares alguma que não conheças e que não tenhas sido tu a instalar, esse é um claro sinal de que algo não está bem.
Várias formas de malware descarregam aplicações para os smartphones das vítimas para roubar dados sensíveis. Caso te depares com algo que não conheces, procura mais informações sobre essa app para perceber o que ela faz e não tenhas receio de a desinstalar.
2 - Uso excessivo de dados
Se não tens o hábito de verificar os consumos de dados feitos pelo teu smartphone, talvez o devas fazer. É que esta simples tarefa pode ser suficiente para descobrir incongruências no teu equipamento.
Se te deparares com picos anormais no consumo de dados, esse pode ser um sinal de que algo ou alguém está a usar o teu smartphone em segundo plano. Esse é um comportamento bastante recorrente das aplicações de spyware.
3 - Consumo excessivo da bateria
Interligado com o ponto anterior está o consumo excessivo da bateria. Elevadas cargas de trabalho levam a uma maior necessidade de recursos que, por sua vez, significa uma descarga mais rápida da bateria do smartphone.
Facilmente poderás reconhecer quais são as aplicações que consomem mais bateria e se alguma delas não for conhecida, aqui uma prova de que algo está mal. Para saberes como ver quais as aplicações que consomem mais bateria, lê este artigo.
4 - Verificar o histórico do teu browser
Pois é, até pelo histórico do teu browser é possível despistar casos de espionagem. Isto porque muitos hackers com controlo do teu smartphone podem usar o navegador para descarregar mais aplicações sem te aperceberes.
Tens ainda os casos de phishing, com páginas desenhadas com o propósito de roubar informações sensíveis dos utilizadores. Nesses casos, muitas das vítimas são "convidadas" a introduzir credenciais de serviços sensíveis em páginas fictícias, apenas para que os meliantes possam recolher esses dados e usá-los nas páginas fidedignas.
5 - Comportamentos estranhos do teu smartphone
Reiniciares repentinos ou bloqueios frequentes podem ser um sinal de que tens malware instalado no telefone. É verdade que isso pode ser apenas resultado de algum problema de hardware, mas também pode provir de apps maliciosas.
Caso isso se repita após reiniciares o equipamento, considera levá-lo a um especialista. Este poderá fazer um diagnóstico de hardware para procurar algum problema e caso isso não surja o mal pode mesmo estar em algum software presente no smartphone.
6 - Pedidos de permissões estranhos ou sobreaquecimento
Os pedidos de permissões são uma excelente forma de encontrar aplicações maliciosas. Se alguma deles pedir acesso ao microfone ou mensagens, por exemplo, sem que isso se justifique, é um claro sinal das suas más intenções.
O sobreaquecimento do smartphone também pode ser uma consequência da presença de malware. As elevadas cargas de trabalho levam a um maior aquecimento do produto e caso isso aconteça sem justificação plausível, então é melhor teres cuidado.
Esperamos que com estas dicas consigas manter-te mais seguro neste mundo digital cada vez mais inseguro. O estar atento a este tipo de pormenores pode ser o bastante para evitar surpresas desagradáveis antes que seja tarde demais.