Um iPhone antigo consegui ter um valor significativo no mercado. Mas parece que esta feliz tendência que dura há anos está a sofrer uma reviravolta.
De acordo com um novo estudo, os iPhones estão a perder valor a um ritmo assustadoramente rápido, de ano para ano, enquanto a série Galaxy S da Samsung está na tendência inversa a ganhar valor.
iPhone 16 está a desvalorizar mais rapidamente que iPhone 15 e 14
A empresa SellCell analisou os dados de mais de 40 locais de compra de modelos recondicionados e descobriu que os iPhones estão a perder valor. Por exemplo, o mais recente iPhone 16 está a desvalorizar cerca de 8% mais rápido que os seus antecessores iPhone 15 e 14.
Segundo as contas da SellCell, duas semanas após o seu lançamento o iPhone 16 desceu 41%, perdendo 468 dólares (cerca de 430 €) em valor. No mesmo período, tanto o iPhone 15 como 14 perderam “apenas” 33% do valor.
Outra das conclusões deste estudo é que desde o iPhone 12 que cada nova geração lançada tem vindo a perder valor face à sua antecessora. Em números, o iPhone 15 desceu em valor 48% após um ano face ao iPhone 14.
Já o iPhone 13 sofreu uma descida de 46% ao fim de um ano nas prateleiras das lojas, registando assim um aumento de 2,4% na perda de valor face ao modelo anterior iPhone 12.
Samsung na tendência inversa
Segundo os dados divulgados pela empresa SellCell, a Samsung está exatamente a “escalar” a tendência inversa da Apple, com os modelos Galaxy S a ganharem valor.
Ao fim de um ano à venda, a série Galaxy S22 perdeu uns impressionantes 68% do seu valor. Já a geração Galaxy S23 conseguiu perder menos, com uma subida de 5,6% face à queda da série anterior.
Mas para já a geração Galaxy S24 está a superar todas as expetativas, com uma perde de 50% face ao seu valor inicial. Tendo em conta que esta série foi lançada em janeiro de 2024, não existem ainda dados sobre a perda de valor anual.
Os números agora divulgados estão a mostrar que os utilizadores estão a ficar mais interessados nos modelos antigos ou recondicionados da gigante sul-coreana.
Ainda que as perdas da Apple estejam a acontecer a um ritmo mais lento, a sua rival Samsung está a ganhar terreno nas preferências dos utilizadores, o que pode ser motivo de preocupação para Tim Cook.