surface-phone-concept-renders-by-behance-2
A prometida manhã de nevoeiro que ditaria o anúncio oficial do Surface Phone parece nunca mais chegar e até os rumores sobre este equipamento estão a abrandar. Com efeito, a gigante de Redmond está a deixar cair por terra os seus esforços e presença no mercado dos dispositivos móveis e dos smartphones. O futuro é incerto mas o fim da gama “Lumia” foi, lentamente, materializando-se.

Posto isto, será que o Surface Phone ainda tem alguma hipótese de combater o domínio bicéfalo (iOS e Android) no mercado dos smartphones? Provavelmente, e caso exista, este Surface Phone só chegará no próximo ano às lojas (não descartando, contudo, o seu anúncio no próximo evento da marca em outubro).

Os últimos resistentes e fieis adeptos do sector Mobile da Microsoft agarram-se a qualquer fio de esperança, por muito ténue que este seja. Contudo, hoje temos uma pequena mas significativa novidade. Uma nova patente que representa a inclusão de um leitor de impressões digitais logo no ecrã.

   

A grande maioria dos smartphones com leitor de impressões digitais acomodam este sensor na sua traseira, lateral ou, logo abaixo do ecrã, no botão central. Ora, a Microsoft parece estar empenhada em incorporar este sensor no ecrã do Surface Phone, dispensando assim uma margem maior ou espaço ocupado na traseira ou lateral. Podem ver todos os detalhes sobre a nova patente na fonte do artigo ( no final do mesmo).

Esta nova patente sugere a inclusão do sensor entre o vidro protector e o ecrã em si, sendo sensível a diferentes níveis de pressão para conseguir detectar e "ler" os contornos (sulcos) que compõem a impressão digital. Uma ideia bem interessante, sem dúvida mas é bastante frequente vermos uma gigante tecnológica a acumular patentes sem nunca as ter utilizado num produto final. Por muito empolgante que isto possa parecer, prefiro não elevar já as expectativas do público, até porque as empresas sabem que, por vezes, aumentar o portfólio de propriedade intelectual (patentes) é das melhores maneiras para aumentar o valor da empresa.surface-phone-concept-renders-by-behance-4Sobre o Surface Phone, vários foram os rumores, sugerindo várias versões deste equipamento, todas elas com especificações de topo e com enorme quantidade de memória RAM. Contudo, o tempo passa e continuamos sem ver qualquer protótipo do Surface Phone, qualquer documento com aparência fidedigna que nos diga, sem sombra de dúvida, o Surface Phone existe, o Surface Phone será efectivamente apresentado. Resta-nos esperar por novidades mas as esperanças são manifestamente reduzidas.

ViaMSPowerUser
FonteWIPO
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).