A fabricante de automóveis italiana Automobili Pininfarina revelou um carro eléctrico diferente dos demais. Este tem um suposto poder de aceleração superior a um avião a jato modelo F-16.
Esta semana, a fabricante revelou o seu hiper carro denominado Battista no Geneva Motor Show. A Pininfarina afirma que o Battista possui 1900 cavalos em quatro motores separados.
Nesse sentido, isto faria deste modelo o carro de estrada mais poderoso alguma vez fabricado. Em comparação, um BMW 5 Série 530 tem um décimo da capacidade de motor.
O Pininfarina Battista vai dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos
Por questões de segurança, o CEO da fabricante de automóveis informou que inicialmente serão lançadas edições com velocidades máximas de 350 km/h. A versão que supostamente é mais rápida que um avião a jato deverá chegar depois.
Cerca de 150 destes modelos serão produzidos e disponibilizados para compra e condução em 2020. Cada um destes tem uma etiqueta de cerca de 2 milhões de dólares. Contudo, parece que as unidades irão esgotar antes de 2020.
O CEO da Pirinfarina informou que cerca de 40% da produção mundial já está reservada. Uma boa parte proveniente dos Estados Unidos, acrescentou. Em relação a autonomia, o Battista deverá conseguir cobrar quase meio milhão de quilómetros numa só carga.
Assim sendo, parece que temos cada vez mais fabricantes a apostar em carros eléctricos. Temos falado de vários modelos a chegar ao mercado e não parece que esta tendência vá abrandar tão cedo.
Esta abundância de carros elétricos irá certamente permitir que este tipo de veículo se estabeleça no mercado. A vantagem é que ao tornar-se comum, os carros elétricos poderão começar a baixar de preço e estarem mais disponíveis ao consumidor médio.
Obviamente que isto é um acontecimento a longo prazo mas é o caminho natural das tecnologias. Primeiramente são exclusivas, depois dispendiosas, posteriormente tornam-se mais acessíveis e abundantes.
Editores 4gnews recomendam:
Honda quer vender apenas carros eletrificados na Europa até 2025
Corning está a desenvolver vidro Gorilla Glass verdadeiramente dobrável
Xperia 1 pode ser a nova vida das câmaras num Sony
Fonte