
Se tens um smartphone, tablet ou box Android / Google TV e tentaste instalar o Stremio nos últimos dias, terás notado que desapareceu da Google Play Store. Não, não foi só a ti e vários utilizadores se queixaram do mesmo no Reddit.
Se já tinhas o Stremio instalado no teu equipamento, a app não irá desaparecer. Mas se tentares fazer uma nova instalação, a app não aparecerá na Google Play Store e terás de a instalar através do APK no site oficial.
O Stremio é legal
Já não é a primeira vez que o Stremio deixa de estar disponível na Google Play Store. Anteriormente também aconteceu e voltou a ser colocado na plataforma. Só não se sabe se irá demorar muito ou pouco tempo. Perante esta retirada, regressam as dúvidas sobre a legalidade do Stremio.
É importante realçar que o Stremio, enquanto app, é legal. A sua possível ilegalidade depende sempre da forma como o usas e não da plataforma em si. Isto porque o Stremio é aquilo a que chamamos de agregador de conteúdo.
Funciona de maneira semelhante ao clássico Kodi, embora com uma interface mais amigável, daí a sua popularidade. Se fores agregar por lá as tuas contas oficiais de fontes como o YouTube, Twitch ou plataformas de streaming legais, está tudo dentro da legalidade.
O que sucede é que muitos utilizadores usam o Stremio para instalar add-ons de terceiros, onde por exemplo usam torrents de filmes e séries que violam com direitos de autor. E é aí onde entra em prática o cenário de ilegalidade ou pirataria associado à app.
Como disse acima, o Stremio por si só não deixou de ser legal. Continua disponível em lojas como a FireOS TV (onde entrou recentemente) e nas lojas de aplicações das televisões recentes da LG e Samsung. Continua a poder ser instalado a partir do site oficial em equipamentos Android, mas não existe data para o seu regresso (se acontecer) à Play Store.
Ainda vais a tempo de apanhar a Disney+ por 2,99 € se fores cliente Continente.
Promoção do dia
