Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Steam pode finalmente chegar aos smartphones e correr jogos de PC

A tecnologia usada no Steam Frame pode permitir, no futuro, que smartphones e tablets corram jogos da Steam para computadores.

Steam dispositivos móveis

A Valve pode estar a preparar o terreno para uma mudança histórica no ecossistema de videojogos: levar a Steam, de forma oficial, para smartphones e tablets. Não há qualquer confirmação, mas as pistas mais recentes indicam que, num futuro próximo, a empresa poderá permitir jogar títulos de PC de forma nativa em dispositivos móveis, sem precisar de streaming ou de ports dedicados para mobile.

Esta especulação surge graças ao anúncio do Steam Frame, o novo headset de realidade virtual da empresa, equipado com um chip Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3 baseado em Arm. No entanto, como observa o TechSpot, um detalhe técnico chama a atenção: o headset executa jogos para Windows x86 através do Fex, uma ferramenta que funciona como camada de tradução entre arquiteturas, permitindo a emulação de jogos em diferentes tipos de hardware.

A Valve investe há quase uma década para tornar jogos x86 jogáveis em chips Arm

O que parecia apenas um recurso do Steam Frame é, na verdade, fruto de um investimento discreto mas de longo prazo da Valve. Como revelou Pierre-Loup Griffais, arquiteto do SteamOS, em entrevista ao The Verge, a empresa financia o desenvolvimento de emuladores x86 para Arm desde 2016 e 2017.

O objetivo, desde o início, era antecipar a ascensão dos chips Arm, padrão que está crescendo em smartphones e tablets, mas também estão a ganhar mais espaço em portáteis.

Atualmente, o GameHub, um emulador de código aberto, já utiliza o Fex da Valve para executar jogos de PC em dispositivos móveis. Segundo o site do software, ele consegue correr jogos como GTA 5 a 90 FPS.

Este investimento explica porque o Steam Frame é capaz de executar código Windows x86 localmente, sem depender de streaming de um PC.

Embora a Valve afirme que não está a desenvolver novos dispositivos próprios com esta arquitetura, admite que o SteamOS pode expandir-se para hardware de terceiros.

A mesma lógica aplica-se à conversão de jogos Android para o SteamOS graças ao Proton (mais uma ferramenta da Valve dedicada à tradução entre arquiteturas) que permite jogos Android XR e Meta Quest correrem no Steam Frame.

Outro ponto importante é que a Qualcomm já incentiva o desenvolvimento de jogos para chips Arm no Windows, disponibilizando kits para programadores e o Snapdragon Control Panel, capaz de identificar jogos de PC e otimizar o desempenho em portáteis equipados com chips como o Snapdragon X Elite.

Samsung Galaxy S25 512GB Telefone celular com IA, Galaxy AI, 12 GB RAM, câmara 50 MP
Galaxy S25 com 512GB em oferta!Samsung Galaxy S25 512GB Telefone celular com IA, Galaxy AI, 12 GB RAM, câmara 50 MPecrã 6,2" 120 Hz, câmaras 50 MP, IA avançada, bateria duradoura
Oferta por tempo limitado
849,90 €amazon
1 089,00 €-22%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
 William Schendes
William Schendes
Jornalista e criador de conteúdos, escreve sobre tecnologia, videojogos e cibersegurança desde 2022. No 4gnews, escreve sobre as novidades do mundo tech, mas anteriormente já produziu de tudo um pouco: reviews, reportagens, artigos especiais e tutoriais.