A Spotify começa finalmente a ver alguns resultados práticos da queixa apresentada contra a Apple em 2019, e que levou as autoridades europeias a aplicar uma multa de 1.8 mil milhões de euros em março à empresa de Cupertino.
A partir desta quarta-feira, a plataforma de streaming baseada na Suécia começou a mostrar os preços dos seus serviços nas apps para dispositivos baseados no iOS e iPadOS usados na União Europeia.
Desta forma passou a oferecer aos utilizadores informações diretas sobre subscrições, promoções e novidades. Mas nem tudo é ainda possível fazer.
“Apenas um pequeno passo”
Em comunicado publicado no seu site, a Spotify começa por referir que, a partir de agora, pode oferecer “algo tão óbvio quanto atrasado: os consumidores com iPhone na UE poderão agora ver as informações de preços do Spotify na sua aplicação...”.
A empresa explica depois que os utilizadores poderão agora ter acesso direto aos preços cobrados nos vários planos de subscrição, nas promoções sazonais ou nos serviços recentes, como as coleções de audiolivros, por exemplo.
Mas há ainda questões por resolver para a Spotify oferecer aos utilizadores dos iPhones e iPads na EU o que já oferece aos utilizadores de dispositivos com outros SO.
A empresa classifica a decisão como “um pequeno passo na longa marcha”, explicando o que falta para oferecer “experiências básicas que os utilizadores de outros telefones já desfrutam”:
“Infelizmente, a Spotify e todos os serviços de streaming de música na UE ainda não podem dar livremente aos consumidores uma oportunidade simples de clicar num link para fazer compras dentro da aplicação, devido a imposições ilegais e predatórias que a Apple continua a exigir, apesar da decisão da Comissão [Europeia]”.
Apesar do cumprimento do Digital Markets Act (DMA) obrigar a Apple a permitir que os clientes da sua App Store sejam direcionados para sites e lojas alternativos, a verdade é que a App da Spotify não tem um link direto para o seu site, por exemplo.
Quer isto dizer que os utilizadores continuam a não conseguir aceder diretamente a opções de pagamento externas, mantendo cada venda sujeita a uma comissão de 27% a favor da Apple.