
O Spotify é um dos serviços de streaming de música mais popular do mundo com uma enorme legião de utilizadores. Contudo, nem tudo é perfeito neste serviço e uma das queixas é direcionada para como ele gere a reprodução aleatória de músicas.
Uma das queixas mais frequentes tem que ver com o número exagerado de vezes que o Spotify reproduz as mesmas músicas. Felizmente, isso irá mudar em breve, dando aos utilizadores maior controlo sobre como o modo aleatório funciona.
Spotify prepara-se para disponibilizar mais opções para a reprodução aleatória
A publicação Android Authority encontrou estas novidades na versão 9.0.84.1313 da versão beta do Spotify para Android. Nela, ela encontrou várias referências às novas opções que o serviço irá disponibilizar aos seus utilizadores.
Entre as descobertas vemos trechos como "ativa as recomendações personalizadas para usar este estilo aleatório", "mistura enquanto lembra reproduções recentes, tornando as músicas que acabaste de ouvir menos propensas a repetirem-se em breve" ou "menos repetições".
Em síntese, as novas opções de reprodução aleatória no Spotify chegam para acabar precisamente com o flagelo das repetições exageradas das mesmas músicas. Para isso, o serviço dará a possibilidade de o utilizador optar pela reprodução de músicas diferentes.
O grande objetivo com estas mudanças é dar aos utilizadores mais controlo sobre o modo aleatório do serviço. Caso estes se sintam confortáveis ao ouvir mais vezes as mesmas músicas, essa possibilidade não desaparecerá.
É por isso que o Spotify trará outra opção que confere o mesmo nível de probabilidade de reprodução a todas as músicas, mesmo que isso signifique que algumas sejam reproduzidas com maior frequência. Aquilo que muitos consideram irritante no comportamento atual do serviço.
No fundo, o Spotify pretende que o seu serviço de streaming de música sirva todos os tipos de ouvintes. Aqueles que gostam de ouvir um grupo mais restrito de músicas e aqueles que andam sempre à procura de novidades.
Ainda não sabemos quando estas novidades chegarão a todos os utilizadores do Spotify. Se estás no canal beta da aplicação para Android, é possível que estas opções já estejam disponíveis.