Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Spotify mexeu nas regras do plano grátis e acabou com a função mais odiada

Adeus frustração: o Spotify grátis mudou e finalmente dá-te mais controlo sobre o que ouves, sem precisares de pagar pelo plano Premium.

Spotify mudanças plano gratis
Créditos: Foto de Heidi Fin / Unsplash

O fim do modo aleatório obrigatório

Durante anos, ouvir música no Spotify sem pagar significava aceitar uma regra muito frustrante: só podias usar o modo aleatório.

Mesmo que procurasses uma música específica, a app ia tocar sequência de faixas aleatórias. E, para piorar, só tinhas direito a saltar seis das músicas que te eram apresentadas, por hora.

Tudo isto em cima da premissa de que a versão grátis do Spotify tem anúncios que não podem, de todo, ser ultrapassados.

Agora o pesadelo acabou. O Spotify anunciou que vai permitir que os utilizadores do plano gratuito possam procurar, selecionar e ouvir diretamente qualquer música que quiserem - sem precisarem de subscrever ao Premium.

esta medida segue outra que também agradou aos utilizadores Premium do Spotify: a chegada do áudio "lossless" (sem perdas) à plataforma de streaming.

O novo plano grátis

A novidade está a ser lançada a nível global e resolve uma das críticas mais antigas ao serviço. Já não vais ter de andar às voltas a saltar de faixa em faixa até chegar à que realmente querias ouvir.

Ainda assim, ainda não tens a mesma liberdade de um assinante Premium. Segundo o Spotify, os utilizadores podem escolher uma música para tocar, mas depois disso a aplicação volta ao modo aleatório.

Cada pessoa terá também um “empo diário de escuta "on-demand” (à escolha). Quando esse tempo terminar, regressa ao limite de seis “skips” por hora.

Os anúncios também se mantêm. A experiência gratuita do Spotify continua a incluir anúncios entre músicas, mas a empresa acredita que esta mudança já é suficiente para tornar a app mais apelativa e competitiva.

Porquê esta mudança?

Ao dar mais liberdade aos utilizadores da versão gratuita, o Spotify pode dar aos utilizadores menos razões para preferirem alternativas como o YouTube, que permite escolher músicas de forma direta, se bem que também coloca restrições na versão mobile como não poder ter o ecrã em pausa ao usar a app.

Estas mudanças também facilitam a partilha: até aqui, se alguém te enviasse um link de uma música no Spotify e fosses utilizador grátis, nem sempre conseguias ouvi-la de imediato.

Agora, com esta liberdade extra, o Spotify espera que mais gente use a plataforma para descobrir, ouvir e partilhar músicas, mesmo sem pagar a subscrição Premium.

Sugestão do dia:

Anker soundcore Liberty 5
Anker soundcore Liberty 5 Wireless, Bluetooth, ANC, carregamento rápido
86,39 €Amazon
101,64 €-15%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Joana Pereira
Joana Pereira
Apaixonada por marcas e tecnologia, a Joana já reconhecia logótipos antes mesmo de saber ler. Hoje, dedica-se a transformar artigos em conteúdos pensados para redes sociais, tornando a informação acessível, atrativa e adaptada a cada plataforma.
Anúncio de Fundo