Spotify lança a pesquisa por voz na app para Android. Chegou o "Hey Spotify"

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O serviço de streaming de música, Spotify, está a trabalhar num novo modo de pesquisa para a sua aplicação mobile disponível para Android e iOS. Mais concretamente, a possibilidade de fazer pesquisas por voz através da aplicação para dispositivos móveis.

Esta tese foi avançada no mês passado, sem que então tivessem sido avançadas datas para a sua disponibilização. Agora, contudo, a possibilidade de pesquisar uma música, banda, ou lista de reprodução apenas com comandos de voz está chegar ao Android.

"Hey Spotify" é a nova frase de ativação da pesquisa por voz

Tal como avança o portal GSMArena, a novidade chegou hoje aos smartphones Samsung Galaxy S21, apresentado a prompt acima apresentada. Esta janela pop-up dá-nos as novidades e exemplo de possibilidade de pesquisa com os comandos de voz.

Com efeito, a notificação recebida após a última atualização da app Spotify para Android, avisa o utilizador daquilo que agora pode fazer na aplicação. Para pesquisar uma música, ou banda, por exemplo, terá apenas que dizer a frase de ativação - "Hey Spotify".

Esta "hotkey" ativará o motor de pesquisa nativo da aplicação - quando o ecrã do smartphone estiver ligado e a aplicação Spotify estiver em execução (aberta). Por outras palavras, estará sempre à escuta da frase "Hey Spotify" durante o seu uso.

A distribuição começou hoje (6) nos Estados Unidos da América

A pesquisa por voz traz consigo novas preocupações de privacidade. Segundo a política da empresa para os Estados Unidos da América - região que já recebeu esta opção - as gravações e transcrições apenas se aplicam às pesquisas efetuadas na app.

A plataforma leva assim a cabo a gravação e transcrição dos termos pesquisados pelo utilizador apenas quando este toca no botão de pesquisa por voz, ou usa a frase de ativação "Hey Spotify". O recurso ainda não está disponível na Europa à data de redação.

Estamos perante um novo recurso de acessibilidade que pode agilizar as pesquisas efetuadas na aplicação. É, também, um recurso já apreciado pelos utilizadores que tiram cada vez mais proveito das assistentes virtuais da Google, Amazon e Apple.

Trata-se da nova opção de pesquisa "mãos-livres" no Spotify

Aliás, a própria fase de ativação - "Hey Spotify" - é já um chavão familiar à maioria dos utilizadores. Tão comum na Assistente Google presente nos telefones, altifalantes inteligentes e outros dispositivos IoT.

Sublinhamos que a pesquisa por voz - ao tocar no botão dedicado - foi introduzida em 2019 para os utilizadores do Spotify Premium. Os primeiros indícios da opção de pesquisa com mãos livres surgiram em março de 2020. Agora, começam a chegar aos utilizadores.

A sua chegada à plataforma iOS não deverá tardar, tal como a sua disponibilidade na Europa.

Editores 4gnews recomendam:

  • Descarrega aqui os wallpapers oficiais do Xiaomi Mi MIX Fold e Mi 11 Ultra
  • Starlink, a Internet de Elon Musk chega a Portugal até junho, diz ANACOM
  • WhatsApp dará aos utilizadores Android e iOS função muito pedida!
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.