A maior plataforma mundial de streaming de música, o Spotify, não é uma rede social, não obstante, possui diversas componentes e funções que a aproximam da configuração típica das redes sociais. Tome-se, por exemplo, as músicas dos "amigos", mais facilmente visível na versão desktop da plataforma sueca.
De igual modo, também a partir das aplicações para Android e iOS os demais utilizadores podem acompanhar a atividade alheia, as músicas que ouvem atualmente, bem como os hábitos musicais. No entanto, até ao momento o Spotify não dispunha de uma forma eficaz e definitiva de impedir este tipo de escrutínio.
Há um novo botão para utilizadores na plataforma Spotify
Inexistente até ao momento, o botão de bloquear utilizadores do Spotify está agora, de forma gradual e faseada, ao dispor dos utilizadores da aplicação nas suas várias vertentes. Isto é, começa a ficar disponível nas apps para Android, iOS, bem como as respetivas versões para computadores.
A notícia foi primeiramente avançada pela publicação Engadget, dando conta da disponibilidade desta nova função em todas as plataformas em que o Spotify está disponível. Para o fazer, basta aceder ao perfil de cada utilizador no Spotify, entrar nas definições (menu sinalizado pelos três pontos) e "Bloquear Utilizador".
A qualquer momento, contudo, é possível desbloquear esse mesmo utilizador caso mudem de ideias, através do mesmo método. O controlo fica assim nas mãos dos utilizadores da plataforma.
É possível bloquear artistas no Spotify desde 2019
Importa notar que já desde 2018 o Spotify considerava ser uma "boa ideia" poder bloquear alguns artistas na sua plataforma. No entanto, só em 2019 é que, efetivamente, tal possibilidade foi entregue aos utilizadores desta plataforma de streaming.
Esta opção, aliás, mantém-se até hoje disponível sob a forma do botão "Não reproduzir isto" quando acedemos às opções de um determinado artista. Ainda assim, isto não impede um ex-cônjuge ou ex-namorado(a) de bisbilhotar a nossa atividade online.
Esta terá sido a razão subjacente à introdução da opção para bloquear outros utilizadores. Note-se que até então, para o fazer, era necessário contactar diretamente o Spotify, mais concretamente a sua linha de apoio ao cliente.
Ao bloquear um utilizador no Spotify o impacto não é tão severo como o fazer no Facebook, Instagram ou Twitter. Isto uma vez que o Spotify não tem, por exemplo, um serviço de mensagens instantâneas.
Mesmo assim, se um utilizador estivesse a usar o histórico de audição do Spotify para, de algum modo, importunar um determinado utilizador, ou mesmo persegui-lo com base nestas informações noutras redes sociais, agora temos a opção de bloqueio.
Por fim, para tirar partido da nova função basta manter a aplicação Spotify atualizada, seja em Android, via Google Play Store como iOS, via App Store.
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO Reno7: prepara-te para estes quatro novos smartphones Android
- Spotify Fusão: como criar uma lista de reprodução conjunta em Android e iOS
- Motorola Moto G Power será indicado para quem procura uma grande bateria