O Spotify alcançou uma nova marca ao ultrapassar pela primeira vez os 600 milhões de utilizadores ativos mensais. O crescimento contínuo da empresa mantém-se, aliado à sua posição dominante no mercado global de streaming de música.
Nos últimos três meses, o Spotify viu um aumento significativo de 28 milhões de utilizadores ativos mensais. Estes números superararam as próprias expectativas da empresa sueca. Este crescimento trouxe o número total de utilizadores para 602 milhões.
Spotify tem 236 milhões de assinantes Premium
É bom realçar que desse número, 236 milhões são assinantes Premium. Além disso, os números representam um aumento de 15% nos utilizadores pagantes em comparação com o quarto trimestre de 2022.
A receita da empresa para o ano completo de 2023 foi de 3,7 mil milhões de euros. O que se configura num aumento de 16% em relação a 2022. Apesar de ter tido prejuízo operacional de 75 milhões de euros, o Spotify registou um recorde de receitas publicitárias. Atingiu os 501 milhões de euros.
O Spotify tem mostrado um crescimento sustentado em todas as regiões, mas o grande destaque vai para a América Latina. Além disso, a campanha Spotify Wrapped atraiu 225 milhões de utilizadores. Recorde-se que esta dá resumo personalizado dos hábitos de escuta de cada utilizador no final do ano.
É bom realçar que todos os assinantes Premium nos Estados Unidos podem escolher entre mais de 200 mil audiolivros, com acesso até 15 horas por mês. Esta novidade pretende expandir a oferta de conteúdo da plataforma e dar mais opções aos utilizadores.
Spotify quer atingir 618 milhões de assinantes no primeiro trimestre de 2024
As expectativas para o primeiro trimestre de 2024 são otimistas. Existe uma previsão de alcançar 618 milhões de utilizadores ativos e um aumento de 3 milhões de assinantes Premium. O serviço possui uma vasta biblioteca de músicas, podcasts e agora audiolivros.
Este sucesso do Spotify reflete a mudança de paradigma no consumo de música, onde o streaming é cada vez mais uma certeza.